Rotary Clube de Santarém recebe visita do governador e acolhe novos companheiros

Em Sociedade

O Rotary Clube de Santarém recebe esta terça-feira, 26 de janeiro, às 20h30, a visita do Governador do Distrito Rotário 1960, Roberto Carvalho, desta vez no formato online. A visita conta com dois momentos musicais, pelo Conservatório de Música de Santarém e pela Orquestra Típica Scalabitana, e tem como ponto alto a emblemagem de novos companheiros do Rotary Clube de Santarém.

Com 57 anos de vida, fundado em 20 de setembro de 1963, o Rotary Clube de Santarém (RCS) é uma prestigiada instituição da capital de distrito. Apesar da crise que o país e o mundo têm sofrido no último ano, o RCS mantém-se vivo e ativo, reunindo regularmente, promovendo encontros online, executando projetos e apoiando ações concretas na comunidade, como apoios a IPSS, atribuição de bolsas de estudo e outras iniciativas.

Atualmente a direção do Clube é presidida pelo advogado Luís Valente, sendo tesoureiro Marcelo Morgado e secretário José Alberto Pereira. Contando com 15 membros, a que nesta terça-feira se juntarão mais quatro, o Rotary Clube de Santarém mantém no seu círculo outras duas organizações: a Casa da Amizade/Núcleo Rotário de Intervenção Social, com seis membros, e o Rotaract Clube de Santarém, uma organização de juventude, com dez membros. Desde o passado mês de dezembro, o Clube integra o Conselho Local de Ação Social de Santarém, o que reflete a relevância do trabalho rotário no concelho de Santarém.

Durante o presente ano rotário, que se iniciou em julho, o Rotary Clube de Santarém já promoveu quatro conferências. Duas foram sobre a Covid-19, com João Teixeira Leite, da Viver Santarém, e com o Major-General Paulo Maia Pereira, do Estado-maior do Exército. Outra foi sobre o “Equilíbrio Financeiro em Instituições de Saúde e Sociais”, com Vítor Lima, ex-presidente dos Serviços Sociais da Caixa Geral de Depósitos. A quarta conferência abordou “A Igreja nos tempos modernos”, com D. Manuel Pelino Domingues, bispo emérito de Santarém.

Desde julho, participaram nas reuniões do Clube a Associação Académica de Santarém, o Círculo Cultural Scalabitano, O Grupo de Futebol dos Empregados no Comércio de Santarém “Os Caixeiros” e a Sociedade Recreativa Operária de Santarém. Todas estas reuniões foram difundidas através da página de facebook do Guia Comércio de Santarém, com visualizações acumuladas que ultrapassaram as 15.000.

O mês de fevereiro, mês rotário da consolidação da paz e prevenção de conflitos, vai também ser um mês forte nas atividades do Rotary Clube de Santarém. No início do mês será altura da homenagem ao Profissional do Ano, na qual é distinguido alguém da comunidade cujo desempenho se tenha destacado durante o ano anterior. Atendendo à crise pandémica, foi decidido homenagear os técnicos e auxiliares que nos lares do concelho de Santarém que arriscam a sua vida apoiando diariamente os idosos. Simultaneamente, será atribuído um Prémio Carreira a Isabel Maria Marçalo Queijeiro, a conhecida Belinha, pelos importantes serviços prestados à comunidade em mais de 32 anos na Santa Casa da Misericórdia de Santarém.

No dia 23 de fevereiro ocorrerá uma nova conferência, desta vez sobre o tema “Os grandes desafios da geopolítica mundial: impactos na área da segurança e defesa”. O orador será Figueiredo Lopes, ex-Ministro da Defesa e da Administração Interna, ex-deputado e eurodeputado, antigo alto quadro da União Europeia, agraciado com a grã-cruz da Ordem do Infante D. Henrique e atualmente presidente da Associação Eurodefense Portugal. Estas reuniões serão igualmente transmitidas ao público, via online.

Em termos de novos projetos, o Rotary Clube de Santarém está focado na área social e no apoio a entidades ou a populações mais carenciadas, como é o caso da parceria com o Centro Social da Freguesia da Moçarria, com vista a captar fundos para aquisição de uma carrinha para o serviço domiciliário a idosos, após o acidente que destruiu a anterior. Foram já abertas uma conta bancária para donativos e uma campanha de crowdfunding, disponível na internet em https://ppl.pt/causas/solidariedadesobrerodas.

Na atividade desta terça-feira, passam a integrar oficialmente o Rotary Clube de Santarém, os seguintes companheiros

·         António Freitas: biólogo, consultor, líder e gestor de negócios, mentor, vasta experiência na indústria farmacêutica em áreas como gestão de clientes, inovação e marketing, especialista em medtech, biotech e heathcare;

·         Maria João Cardoso: engenheira do ambiente, professora do ensino superior, doutoranda em Políticas Públicas (ISCTE), técnica superior da Câmara Municipal de Santarém, responsável pela Divisão de Ambiente e Sustentabilidade;

·         Paulo Carlos: informático, diretor da área de quality management na NOESIS, vice presidente da Associação Académica de Santarém, com o pelouro da comunicação e marketing digital, fotógrafo e formador nesta área;

·         Vítor Lima: gestor, professor do ensino superior, especialista em marketing digital, inovação e corporate organization, mentor de projetos empreendedores, ex-presidente dos Serviços Sociais da Caixa Geral de Depósitos.

Leave a Reply