Mação prepara carta cultural pela voz e memória de quem sabe

Em Ribatejo Cool

No âmbito do Clube Sénior de Mação está a decorrer, há cerca de 2 anos, o Projeto “História das Nossas Memórias”. Este projeto da Câmara Municipal de Mação está a ser promovido por técnicas da autarquia das áreas da comunicação e biblioteca, que já recolheram, terra a terra, muito do imenso Património Imaterial do concelho.

Rezas, mezinhas, lendas, medos, provérbios, jogos, cantigas, tradições… Há muita História a recuperar da memória coletiva de Mação, por quem a detém, a guarda e nos ajuda, agora, a levar para o futuro.

A exemplo da Carta Gastronómica de Mação, que resgatou tradições de comeres e sabores, este novo documento resgatará o património cultural oral. A compilação de toda esta informação será igualmente apresentada em forma de livro, apoiado por um conjunto de vídeos.

“Têm sido dois anos de grandes descobertas, de muita dedicação, de contacto e conversas sem fim com muitas pessoas do nosso Concelho”, refere a nota de imprensa da autarquia, adiantando que “é um trabalho agora mais condicionado pela Pandemia e pelas próprias diretivas das entidades responsáveis, visto tratar-se de pessoas essencialmente idosas, mas cujos conteúdos continuam a ser transcritos e tratados conforme programado”.

Reconhecendo o trabalho que a Câmara Municipal de Mação desenvolve junto do público sénior, a Fundação Calouste Gulbenkian apoia esta e outras iniciativas/projetos do Clube Sénior, no âmbito do projeto + Atividade – Solidão.  

A Câmara Municipal de Mação apresentou no dia 23 de janeiro de 2021, nas suas redes sociais, um apontamento em vídeo que mostra um pouco do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido.

Leave a Reply