Abrantes cria aplicação com “botão de pânico” para alertas de violência doméstica

Em Sociedade

Nesta fase de confinamento, em que as vítimas de violência doméstica estão mais expostas aos riscos, os serviços da Câmara Municipal de Abrantes desenvolveram na aplicação para telemóvel Abrantes 360 Mobile um “botão de ajuda” que permite ser acionado para denunciar casos de violência doméstica.

A criação desta funcionalidade tem como objetivo facilitar o contacto com o Serviço de Atendimento à Vítima de Abrantes, sem que a pessoa agredida tenha que escrever obrigatoriamente qualquer mensagem ou falar.Este serviço pode ser usado pela vítima como também por algum vizinho ou familiar que tem o dever de denunciar este crime público, caso tenha conhecimento do mesmo.

Disponível na APP 24 horas por dia, todos os dias da semana, a denúncia permite que haja um encaminhamento rápido para as forças de segurança ou com a linha de emergência nacional 112. Recordamos que a APP Abrantes 360 Mobile pode ser descarregada gratuitamente na App Store e Google Play e permite um fácil acesso a diversos serviços online da autarquia.

Para o presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, a APP Abrantes 360 Mobile “é uma mais valia para os cidadãos e vai ao encontro das intenções da autarquia de aproximar cada vez mais os munícipes aos serviços municipais”.

“Entre muitas outras soluções e oportunidades digitais que as pessoas têm com esta aplicação existe um mecanismo que é acionado de forma muito discreta e muito simples para situações de violência doméstica”, disse hoje à Lusa o presidente da Câmara de Abrantes.

Para acionar o alerta, disse Manuel Jorge Valamatos, “basta às pessoas acionar o botão para que, quer as forças de segurança, quer os serviços sociais, possam ter conhecimento de uma situação que ocorra em qualquer momento e em qualquer ponto do concelho”.

Segundo sublinhou o autarca, esta opção de criar um novo serviço de denúncia de um crime público decorre num “contexto de pandemia” em que “as vítimas de violência doméstica estão mais expostas aos riscos”.

Nesse sentido, a aplicação ‘Abrantes 360 Mobile’, disponibilizada “há poucos dias”, está acessível “24 horas por dia, sete dias da semana, servindo não só para as vítimas, mas também para quem queira denunciar casos de violência doméstica”.

Em termos globais, a aplicação ‘Abrantes 360 Mobile’ visa “simplificar a vida dos cidadãos e evitar que se desloquem fisicamente aos serviços da Câmara”, reforçando a proximidade no acesso aos diversos serviços municipais.

Inicialmente disponível apenas em computadores, a aplicação agora criada para telemóvel está “disponível para ‘download’, de forma gratuita, nas lojas Android e Apple, onde o utilizador pode, através do seu telemóvel, por exemplo, consultar o estado de processos submetidos, dar a leitura da água ou participar ocorrências na via pública”.

Segundo a autarquia, os utilizadores poderão também ver as transmissões em direto das reuniões de Câmara e sessões da Assembleia Municipal ou aceder a informação sobre o risco de incêndio no concelho, a temperatura e informação relacionada com queimadas ou fogos.

Para usufruir de todos os serviços disponibilizados pela aplicação, o utilizador terá de se registar, fornecendo os seus dados de identificação e de contacto, tomar conhecimento dos termos e condições de utilização da plataforma, que deverá assinar e enviar, à semelhança do que já acontece com a versão web do Abrantes360, indica o município.

Ao registar-se, o utilizador beneficia de um acesso integrado aos serviços ‘online’ do município.

Ainda de acordo com a Câmara de Abrantes, a aplicação está “em constante evolução” com a “inclusão de novos serviços de apoio à comunidade, à medida que forem surgindo novas necessidades”.

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