Centro de vacinação na Casa do Campino vai vacinar 200 pessoas por dia

Em Saúde

O centro de vacinação de Santarém está a ser instalado na Casa do Campino e deverá iniciar a atividade no dia 8 de fevereiro, com o início da fase de vacinação da população.

Montado pelo serviço de proteção civil municipal, o Centro de Vacinação de Santarém vai funcionar das 8h00 às 20h00, com duas equipas de 7 enfermeiros, um enfermeiro coordenador, um assistente técnico e um médico em permanência para qualquer eventualidade.

Fotos: Serviço Municipal Proteção Civil

Segundo a proteção civil municipal, vão poder ser vacinadas pelo ACES Lezíria 6 pessoas de cada vez. As instalações estão preparadas para que as pessoas fiquem sob observação, durante 30 minutos após a toma, para o caso de algum efeito secundário. Numa primeira fase serão vacinadas 200 pessoas por dia.

O diretor executivo do ACES – Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria, Carlos Ferreira, esta nova fase de vacinação irá iniciar-se com as pessoas com mais de 50 anos e pelo menos uma das seguintes patologias – insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal ou doença pulmonar. No ACES Lezíria, há cerca de 12.300 pessoas nestas condições, cerca de um terço no concelho de Santarém. A DGS decidiu também incluir também nesta fase os cidadãos com mais de 80 anos, mesmo sem nenhuma das doenças referidas.

Fotos: Serviço Municipal Proteção Civil

Vacinação nos 8 concelhos do ACES Lezíria

Nos restantes 8 concelhos do ACES Lezíria – Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior e Salvaterra de Magos – os centros de vacinação irão funcionar nos centros de saúde, à exceção da Chamusca, onde a câmara municipal está a preparar um outro local, com melhores condições para a vacinação massiva da população.

2 Comments

Leave a Reply