Covid-19 – Concelho de Tomar com ligeira descida de casos de infeção

Em Região

O ponto de situação efetuado, hoje, na reunião do Posto de Comando Municipal de Proteção Civil (PCMPC) indica que, apesar da situação epidemiológica do concelho de Tomar se manter num nível critico, a análise à semana transata revela uma ligeira descida na ocorrência de novos casos diários positivos à covid-19. No entanto, o decrescente número de casos diários não retira Tomar da lista dos concelhos de risco extremamente elevado.

O PCMPC mantém o acompanhamento da situação epidemiológica do concelho através da monitorização e vigilância tanto na comunidade em geral como em instituições, nomeadamente a lares. O acompanhamento e apoio direto está a ser efetuado pelas entidades competentes tanto nas áreas da saúde como da segurança social.

As autoridades reforçaram as ações de sensibilização e de fiscalização, não só na via pública, e em estabelecimentos comerciais e de restauração, mas também ao domicilio.

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), apesar do quadro difícil que apresenta a nível de recursos humanos, tem em funcionamento seis enfermarias com 166 doentes Covid internados, dos quais 17 em cuidados intensivos.

No âmbito da 2.ª fase do plano de vacinação nacional contra a Covid-19, que terá inicio a 8 de fevereiro, a autarquia está a preparar uma estrutura independente com condições técnicas e tecnológicas para esse efeito.

O boletim enviado pela USPMT – Unidade de Saúde Pública do ACES Médio, indica que em Tomar recuperaram 923 pessoas dos 2151 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2 registados desde março de 2020. Na semana entre 25 e 31 de janeiro registaram-se 330 novos casos positivos, menos 154 que na semana anterior.

Leave a Reply