Ferreira do Zêzere eliminou mais de uma centena de ninhos de vespa asiática

Em Região

A Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere eliminou durante o ano passado 111 ninhos de vespa asiática e montou 1150 armadilhas para capturar esta praga.

Segundo um comunicado da autarquia, em 2021 a Câmara vai continuar a apostar no combate à vespa velutina, a chamada “Vespa Asiática”, tendo em conta a ameaça ao ecossistema local, prejuízos apícolas e perigosidade para o ser humano.

Conhecidos os números de 2020, o município divulga os dados deste trabalho, que servirão igualmente de base para o plano de ação para 2021.

No ano transato, reforçou-se a colocação de armadilhas para vespa velutina em todo o concelho de Ferreira do Zêzere, num total de 1150 armadilhas, todas elas georreferenciadas e com uma distância de colocação de 100 a 500 metros e revistas duas vezes. Estas armadilhas foram marcadas com uma faixa amarela para atrair insetos e suspensas por um cordel com a informação “PROTEÇÃO CIVIL F. ZÊZERE, Armadilha seletiva para Vespa Velutina, ISCO NÃO PERIGOSO!”. Estas armadilhas, que têm como objetivo principal a captura de vespas velutinas rainhas após o seu período de hibernação, trata-se de um trabalho pioneiro efetuado com fundos do próprio município, seguindo aconselhamento técnico especializado.

Paralelamente, tem sido feito um trabalho de eliminação de ninhos ativos encontrados, sendo imediatamente extintos por equipa especializada. Em 2020 foram assim localizados e retirados 13 ninhos primários e 98 definitivos, totalizando 111 ninhos distribuídos por todo o território do concelho, nomeadamente: 19 em Águas Belas; 15 em Bêco; 5 em Chãos; 23 em Ferreira do Zêzere; 4 em Igreja Nova do Sobral; 23 em Nossa Senhora do Pranto; 22 em União de Freguesias de Areias e Pias.

Esta ação contou com um investimento total do município de 24 mil euros, sendo certo, dada a expressividade dos números, que os próximos anos continuarão a ser decisivos no controlo desta ameaça no nosso território, refere o comunicado da autarquia.

Leave a Reply

Recentes de Região

Ir para Início
%d bloggers like this: