Sexta-feira, Abril 19, 2024
banner-complexo-aquático
InícioRegiãoCâmara de Santarém disponibiliza linhas de apoio social

Câmara de Santarém disponibiliza linhas de apoio social

O Município de Santarém disponibiliza diversas linhas de apoio social ao munícipe, durante o atual estado pandémico que o país atravessa, de forma a ajudar todos aqueles que se encontram em situação de maior fragilidade, vulnerabilidade social e solidão.

De modo a minimizar o impacto do isolamento social e em articulação com as diferentes entidades que promovem respostas na área social no concelho de Santarém, estão ativas a Linha de Apoio Social, a Linha de Apoio à Pessoa Idosa, a Linha de Apoio ao Migrante, a  Linha de Apoio Social – Situação de Desemprego – GIP, a Linha de Apoio do Gabinete de Apoio à Vítima de Crime e a Linha de Apoio da Comissão de Crianças e Jovens de Santarém.

De âmbito mais geral, a Linha de Apoio Social pretende informar a população sobre os serviços e medidas de apoio, articular com os serviços locais a resposta às necessidades apresentadas, facilitar o acesso aos bens de primeira necessidade, promovendo a articulação com os diferentes agentes locais e referenciar aos serviços locais as situações de pessoas e famílias com necessidades alimentares e outros.

Por sua vez, a Linha de Apoio à Pessoa Idosa, tem como objetivos: o encaminhamento das situações de pessoas idosas que precisam de ajuda para as compras de bens essenciais, responder às necessidades de informação destas, ou tão simplesmente, permitir o diálogo com estas pessoas que se sentem sozinhas e precisam de conversar.

Com a Linha de Apoio ao Migrante, o Município pretende informar e esclarecer sobre a regularização dos Migrantes em Portugal, encaminhamento social, processos de nacionalização, reagrupamento familiar, retorno voluntário ao país de origem, informar e encaminhar na área laboral e efetuar agendamento junto dos serviços do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Para apoiar jovens e adultos desempregados no seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho, a Câmara de Santarém disponibiliza a Linha de Apoio Social – Situação de Desemprego – GIP. Esta linha também apoia a inscrição online dos candidatos a emprego junto do IEFP, divulga e capta ofertas de emprego, motiva e apoia a participação em ocupações temporárias que facilitem a inserção no mercado de trabalho e prestam esclarecimentos sobre o processo de desemprego.

Neste período em que nos é exigida ainda mais responsabilidade e atenção ao que se passa ao nosso redor com as crianças, as mulheres e os idosos, a Linha de Apoio à Vítima de Crime, em parceria com a APAV, pretende apoiar e informar todas as vítimas de crime.

Por fim, a Linha de Apoio da Comissão de Crianças e Jovens de Santarém tem como objetivo assegurar a proteção das crianças e jovens, no âmbito das competências e atribuições desta Comissão.

Todas as linhas funcionam de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30, exceto a Linha de Apoio do Gabinete de Apoio à Vítima de Santarém que funciona das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar