Agrupamento de Escolas dos Templários organiza 2.ª semana cultural online

Em Educação

Num tempo em que a cultura e as artes são dos setores mais sacrificados com a pandemia, há um Agrupamento de Escolas, em Tomar, que em pleno confinamento, prepara a 2.ª Semana Cultural com atividades dirigidas aos alunos dos seus vinte estabelecimentos de ensino, do pré-escolar ao secundário.
Enquanto pioneiro do Plano Nacional das Artes, o Agrupamento de Escolas Templários organizou, há um ano atrás, a sua primeira Semana Cultural e conta agora, com o empenho de toda a comunidade escolar para uma segunda edição, muito diferente, totalmente online, devido à situação de possível confinamento nos dias 18 e 19 de fevereiro.

Em vez de fazer esmorecer a ideia, este contratempo acabou por alavancar novas formas de chegar a todos. Assim, os alunos do Agrupamento poderão assistir e realizar atividades muito diversificadas em diferentes áreas, como desenhar, dançar e improvisar, acompanhados por um tutorial. Terão ainda a oportunidade de assistir ao lançamento de um livro de poesia, ao trabalho realizado por alunos voluntários, à presença de artistas da região, a entrevistas produzidas pela recém-formada equipa da Rádio Templários a convidados que estarão presentes em edições da Semana Cultural e a vídeos de música, dança, teatro e cinema.
Tudo isto só se torna possível com a colaboração de alunos, professores, pais e encarregados de educação que têm a coragem de responder ao desafio de estar online, orientando atividades práticas, num caminho que o Agrupamento continua a trilhar na formação de cidadãos para o século XXI, investindo na proximidade da escola com o meio em que se insere.

Leave a Reply