Europe's Beating cancer - Diagnosis and treatment - Visit of ICANS, the Cancer Institute of Strasbourg Europe

Dia Mundial da Luta Contra o Cancro – como está a UE a combater a doença

Em Mundo

A luta contra o cancro é uma das prioridades da União Europeia na área da saúde. Conheça as medidas europeias atuais contra esta doença.

Desde o ano 2000, o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro é celebrado no dia 4 de fevereiro com o objetivo de sensibilizar e aumentar a ação de combate contra esta doença. A investigação e a inovação para o cancro têm sido sempre prioridades para a União Europeia (UE).

Leia mais sobre como a UE está a melhorar a saúde pública

Estatísticas do cancro na UE

Cerca de 3 milhões de casos de cancro foram recentemente diagnosticados e cerca de 1,4 milhões de pessoas morreram por causa da doença em 2018.

Esta doença é a segunda maior causa de morte na Europa, apenas superada pelas doenças cardiovasculares. Em vários países da UE esta é já a primeira causa de morte na população entre os 45 e os 64 anos.

No entanto, um tratamento inovador e um melhor acesso aos cuidados de saúde significam que, atualmente, muitos europeus sobrevivem mais tempo após terem sido diagnosticados com cancro.

Factos sobre o cancro na Europa

  • Até 2035, o número de casos de cancro pode duplicar.
  • Estima-se que 40% da população padeça de cancro num determinado momento da sua vida.
  • Existem mais de 200 tipos diferentes de cancro.

As ações da UE contra o cancro

O cancro pode afetar qualquer pessoa, em qualquer idade. A eurodeputada polaca Janina Ochojska, que está atualmente a lutar contra um cancro da mama, afirmou:

Isto é algo que de alguma forma liga a Europa. Porque juntos lutamos contra algo que afeta toda a gente, no sentido em que ninguém está isento desta lotaria. 

Janina Ochojska 

 A UE tem investido em várias atividades para fazer face à doença, como projetos de investigação, testes clínicos e programas de formação.

Cerca de 40% dos casos de cancro podem ser prevenidos

A UE também complementa os esforços dos Estados-membros ao:

  • melhorar a cooperação e a partilha de informação,
  • adotar legislações que se centram nos fatores de risco (como o tabaco, os carcinogéneos ou os pesticidas),
  • implementar campanhas de consciencialização.

Comissão Especial sobre a Luta contra o Cancro do Parlamento Europeu iniciou funções em setembro de 2020, para identificar:

  • medidas futuras para o controlo do tabagismo e a redução da obesidade, do consumo de álcool, da poluição atmosférica, etc.
  • a melhor forma possível de apoiar a investigação em domínios em que os Estados-Membros, por si só, não podem obter resultados suficientemente satisfatórios
  • formas de apoiar os ensaios clínicos sem fins lucrativos
  • a possibilidade de aumentar a transparência dos preços dos tratamentos, a fim de melhorar a comportabilidade dos preços e a acessibilidade dos medicamentos

Para assinalar o Dia Mundial da Luta contra o Cancro, a comissão parlamentar convidou especialistas da área da saúde para discutir o impacto da COVID-19 e de outras ameaças sanitárias sobre os cuidados e a investigação do cancro e lançou um inquérito para organizações relativas ao cancro no sentido de conseguir uma melhor preparação para as crises futuras.

Um novo plano de ação da UE

Uma nova iniciativa está já a decorrer. A Comissão Europeia revelou o Plano Europeu para Vencer o Cancro, a 3 de fevereiro, com o objetivo de abordar as desigualdades existentes relativas ao cancro entre os países da EU e ajudar a melhorar a prevenção e os cuidados de saúde na área.

Fonte: Site do Parlamento Europeu

Leave a Reply