Sexta-feira, Março 29, 2024
banner-complexo-aquático
InícioSociedadeCovid-19 - Impacto positivo do confinamento já se nota em Tomar
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Covid-19 – Impacto positivo do confinamento já se nota em Tomar

A análise feita na reunião do Posto de Comando Municipal de Tomar (PCMPC), aos dados da primeira semana de fevereiro, revela “resultados animadores, observando-se uma descida superior a 50% dos casos de infeção, quando comparado com a semana anterior“.

Segundo o comunicado da Câmara de Tomar, “a situação epidemiológica na comunidade em geral evoluiu positivamente. A transmissão comunitária reduziu significativamente nas últimas semanas, consequência do confinamento obrigatório”. No entanto, a nota da autarquia adianta que se registaram “vários casos de infeções em lares, situações que estão a ser devidamente acompanhados e que são em espaços controlados”. 

Sem pedidos de descontaminação na última semana, os profissionais do Corpo de Bombeiros mantêm o acompanhamento às várias instituições e apoio na entrega de materiais, entre eles EPIS e contentores de resíduos.


CHMT abre 4 camas em UCI e 7.ª enfermaria Covid

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) avançará com a abertura de uma 7.ª enfermaria covid e serão, ainda hoje, preparadas mais 4 camas em cuidados intensivos.
O CHMT está a prestar apoio a Unidades Hospitalares mais impactadas pela pandemia. Neste fim de semana, já recebeu vários doentes provenientes doutras entidades da área de Lisboa e Setúbal (para enfermaria) e um doente de Torres Vedras (unidade de cuidados intensivos).
Já o Serviço de Cardiologia, instalado na Unidade Hospitalar de Abrantes foi, este fim de semana, transferido, provisoriamente, para a Unidade Hospitalar de Torres Novas.

Medidas de apoio à comunidade escolar

No arranque do ensino à distância, o Município de Tomar apresenta um conjunto de medidas de apoio à Comunidade Escolar, entre elas cedência de meios informáticos e entrega de refeições escolares, seja através do serviço de takeaway (na zona urbana) ou entrega de vales em compras nas mercearias locais (nas zonas rurais).

2.ª fase de vacinação com o envolvimento das autarquias

No que diz respeito à 2.ª fase do plano de vacinação nacional contra a Covid-19, a presidente Anabela Freitas sugeriu que a Câmara e as Juntas de Freguesia sejam envolvidas nos contactos a efetuar com os utentes. A articulação entre a Câmara e as Juntas de Freguesia seria mais eficaz no que diz respeito a contactar os utentes destas faixas etárias, muitas vezes desprovidos de meios, tanto de comunicação como de transporte. A proposta será apresentada às entidades competentes.
O boletim enviado pela USPMT – Unidade de Saúde Pública do ACES Médio, indica que em Tomar recuperaram 1100 pessoas dos 2325 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2 registados desde março de 2020. Na semana entre 1 e 7 de fevereiro registaram-se 174 novos casos positivos, menos 156 que na semana anterior.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar