Antiga bastonária da Ordem dos Enfermeiros pede desculpa pelo comportamento de Ana Cavaco e pede procedimento disciplinar

Em Nacional

“É no respeito pelo legado da Ordem dos Enfermeiros que importa pedir desculpa a todos a quem a enf.ª Ana Rita Cavaco tem, de forma explícita, ofendido e vilipendiado, sem qualquer respeito pela profissão e pelos enfermeiros que diariamente desempenham, com dedicação e profissionalismo, o compromisso de ser enfermeiro”, escreve Maria Augusta Sousa, enfermeira aposentada, e bastonária da Ordem dos Enfermeiros de 2004 a 2011, num artigo de opinião publicado hoje no jornal Público.

“Somos muitos os que não nos reconhecemos neste comportamento inaceitável. Porque os factos tomaram a proporção pública e numa linguagem que não pode ser aceite, no quadro do respeito pela deontologia que rege a profissão, é expectável que o conselho jurisdicional da Ordem dos Enfermeiros, sem necessidade de qualquer apresentação de queixa, abra o necessário procedimento disciplinar e ajuíze, incluindo as consequências para a continuidade do mandato”, defende a antiga bastonária.

“Estou certa de que milhares de enfermeiros estarão de acordo comigo e essa voz se fará ouvir, na defesa da dignidade das pessoas, como determina a deontologia profissional”, afirma Maria Augusta Sousa.

“Com o direito à liberdade de expressão não vale tudo, porque quando vale tudo significa cavar o fosso para que essa liberdade não exista”, conclui a ex-bastonária.

1 Comment

Leave a Reply