Nova ETAR trata esgotos da localidade de Malhada Alta

Em Região

A nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) na Malhada Alta, no concelho de Coruche, está em pleno funcionamento, cumprindo na íntegra as condições impostas na licença de descarga, segundo o comunicado da Águas do Ribatejo. A empreitada custou 225 mil euros e veio substituir a anterior, e já desativada, fossa séptica coletiva existente na localidade.

A ETAR foi construída junto da Estrada Nacional (EN) 251, que liga Coruche a Canha.

O investimento executado na construção desta ETAR eleva o nível de tratamento para secundário cumprindo assim os normativos legais para descargas de águas residuais domésticas.

A solução adotada baseia-se numa unidade compacta de lamas ativadas em baixa carga de funcionamento contínuo, constituída por uma zona anaeróbia à cabeça, um compartimento arejado e um decantador, antecedidos de tamisação para tratamento preliminar das águas residuais afluentes.

As lamas resultantes do processo de tratamento sofrem localmente uma redução de volume recorrendo a um espessador gravítico, sendo depois transportadas para outra ETAR para desidratação e posterior destino final adequado.

Antes da devolução da água residual tratada ao meio hídrico recetor, é efetuada a medição dos caudais das águas residuais tratadas.

A ETAR da Malhada Alta é a mais recente das 11 infraestruturas do género construídas pela Águas do Ribatejo no município de Coruche. Com a ativação deste equipamento foi dado mais um contributo para o bom tratamento das águas residuais e para melhorar o conforto e a qualidade de vida das populações servidas pela AR.

A AR-Águas do Ribatejo EIM apela a todos os moradores da Malhada Alta que procedam à ligação à rede pública de saneamento beneficiando de uma solução mais cómoda e mais segura.

Leave a Reply