Carnaval no Brasil – Mensagem gigante “Todos Pelas Vacinas” atravessa sambódromo de São Paulo

Em Mundo

Este ano, a mensagem “Todos Pelas Vacinas” percorreu o sambódromo de São Paulo em lugar da habitual folia. Uma pintura gigantesca de quase 1.000 m² promove a confiança na vacinação, após o adiamento da celebração carnavalesca tradicioal para evitar a propagação da covid-19.  

A iniciativa junta a Campanha Verificado, o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil, Unic-Rio, e milhares de integrantes de escolas de samba que farão a pintura. O propósito é chamar a atenção para a importância da vacinação contra a Covid-19 e o acesso às vacinas.  

Solidariedade 

Em declarações à ONU News, a diretora do Unic-Rio, Kimberly Mann, disse que a mensagem de promoção ultrapassa as fronteiras brasileiras.  

A superação da pandemia depende da nossa solidariedade, de uma cooperação global contra o vírus que seja transparente, equitativa e justa.  Sabemos que só quando todos os países estiverem vacinados, o nosso turismo e a economia voltarão à ativa e poderemos realizar desfiles de carnaval.  A mensagem “Todos Pelas Vacinas” é tão poderosa porque ela reforça o quanto o nosso otimismo frente ao futuro depende de que todos, ao redor do mundo, sejam vacinados”. 

O evento conta com a colaboração de instituições ligadas à divulgação científica. Entre elas estão a Equipe Halo/Nações Unidas, o Observatório Covid-19 Br, NPV/USP e a União Pró-Vacina. 

Velha Guarda  do carnaval

Neste sábado, a sessão culmina com visitas de duas princesas, um casal da velha guarda do carnaval paulistano e o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da Vai-Vai.  

Para a representante do Observatório Covid-19, Flávia Ferrari, o carnaval é um feriado de importância monumental para a economia do país e da cidade de São Paulo, pois tem reflexos inestimáveis no turismo e na cultura.  

Ferrari enfatiza que “o cancelamento dos desfiles, assim como dos blocos de rua e outras festividades, tem um impacto direto no dia a dia e no emocional da população”. 

Voluntários pintaram mensagem gigante

Em cooperação por um objetivo em comum, cerca de 80 voluntários de várias agremiações pintarão a mensagem #TodosPelasVacinas na passarela do Anhembi. A coordenação estará a cargo do coletivo de artistas Nós Artivistas.  

Na ação participam a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, a SPTuris,  a Suvinil e a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Anesp. 

Leave a Reply