O PS de Santarém critica a Câmara de Santarém por ter noticiado o pagamento dos seguros dos bombeiros do concelho como se fosse um apoio, quando na verdade se trata de uma obrigação legal das câmaras, de todas as câmaras, assumir o pagamento dos seguros dos bombeiros.
Em todos os concelhos do país é competência das câmaras municipais o pagamento dos seguros de acidentes pessoais dos Bombeiros Voluntários e também em Santarém tem sido sempre assim, salienta a Concelhia do PS.
“A Câmara municipal de Santarém, fingindo que se trata de uma novidade publicita, na página oficial do Município, que aprovou um apoio aos Bombeiros Voluntários do concelho. Lida a notícia, ficamos a saber que a Câmara decidiu dar um apoio de 8.600 euros aos Bombeiros do concelho“, refere a nota da Concelhia de Santarém.
Prante esta situação, o PS afirma que “não pode calar a denúncia de tão condenável demagogia”.
Pior, para o PS, é que a autarquia aprovou o pagamento para apenas “seis meses, sabendo que o ano tem doze meses. Só há uma explicação para isto, que é fazerem nova aprovação em Junho, para os restantes seis meses do ano, e voltarem a publicitar a coisa com pompa e circunstância como se estivessem a falar de algum apoio extraordinário e não do pagamento de uma despesa legal de 8.600 €“.
Para o PS, “os Bombeiros merecem respeito e a população do concelho também. Os Bombeiros merecem que a Lei seja cumprida naturalmente, sem esta demagogia caritativa, tal como merecem o apoio operacional possível em cada momento. E a população do concelho merece saber a verdade, tal como merece ter bombeiros equipados devidamente, sem esmolas, para defender pessoas e bens aquando dos sinistros“.