Sexta-feira, Março 29, 2024
banner-complexo-aquático
InícioSaúdeClínica Affidea de Santarém faz exames de TAC a doentes com Covid-19...
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Clínica Affidea de Santarém faz exames de TAC a doentes com Covid-19 reduzindo a pressão nos Hospitais do SNS

A Affidea, prestador europeu de serviços avançados de diagnóstico médico, disponibiliza nas clínicas de Castelo Branco, Santarém e Lisboa, em ambiente seguro e com horários específicos, a realização de exames de TAC Torácica a doentes com COVID-19 ou com suspeita de estarem infetados com o vírus. 

Atualmente os doentes com necessidade de realizar TAC Torácico em contexto de suspeita de infeção SARS-CoV-2 têm de se deslocar aos serviços de urgência hospitalar para o efeito, uma vez que, de uma forma geral, os centros onde estes exames são realizados em regime de ambulatório estão a evitar a sua realização a doentes com sintomatologia do foro respiratório ou febre, sobrecarregando ainda mais os hospitais públicos.

O diretor clínico da Affidea, Luís Rosa, acredita que “esta iniciativa irá acelerar o processo de realização deste exame e reduzir o número de pessoas que recorrem aos hospitais e assim reduzir a pressão sobre o Serviço Nacional de Saúde (SNS). Nos doentes em isolamento domiciliário com agravamento de sintomas ou com sintomatologia suspeita, com um ou vários testes negativos ou ainda sem teste à COVID-19 realizado, o resultado da TAC permitirá a tomada de decisões clínicas mais acertadas, pelo médico assistente ou pelas autoridades de saúde, com o encaminhamento informado e mais adequado”.

O grupo Affidea salienta que está atento à evolução da pandemia e às ações concretas a tomar para minimizar o enorme esforço a que as instituições hospitalares estão atualmente sujeitas. 

Para este efeito, estas unidades, através da convenção com as Administrações Regionais de Saúde (ARS) já existentes, reúnem as condições necessárias para a realização rápida e em segurança destes exames, respondendo aos pedidos dos médicos assistentes, e com disponibilização imediata de relatório pelo médico radiologista.

O médico pneumologista Gustavo Reis refere que, “no caso particular da infecção SARS-CoV-2, temos já evidência publicada de que o TAC de tórax tem um importante papel não só no diagnóstico precoce da doença COVID-19, na deteção de complicações agudas ou subagudas, como também já no prognóstico e seguimento pós-COVID-19”.

Este exame poderá confirmar a presença ou não de alterações pulmonares suspeitas ou até mesmo de doença COVID-19 em progressão. Por outro lado, é também um exame com forte poder de exclusão das alterações pulmonares por este vírus”, acrescenta o especialista. 

Portanto, a adição do TAC de tórax ao estudo PCR para o vírus permite identificar com maior segurança casos de infecção mesmo quando o teste PCR é um falso negativo.

Atualmente, o estudo TAC de tórax representa a avaliação gold-standard de várias patologias pulmonares, pois é uma forma mais simples, rápida e com baixa radiação de observar o parênquima pulmonar e estruturas brônquicas /vasculares adjacentes. Revelando-se assim de uma importância extraordinária para a correta orientação clínica de doentes com suspeita COVID-19 ou mesmo na identificação da doença e no diagnóstico diferencial com outras patologias pulmonares.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar