Município de Tomar aprova delimitação de 5 áreas de reabilitação urbana no concelho

Em Região

Foram aprovadas na reunião da Câmara Municipal de Tomar desta semana as delimitações das áreas de reabilitação urbana (ARU) de Olalhas, Cem Soldos, Pedreira, Asseiceira e Paialvo. Estes documentos serão agora ainda sujeitos à apreciação da Assembleia Municipal.

Com a criação destas ARU, o Município pode finalmente implementar medidas especiais de incentivo à proteção do património edificado e ao desenvolvimento sustentável nestes que são alguns dos centros urbanos com um património edificado mais impactante das freguesias do concelho. Deste modo, e após a sua entrada em vigor, os proprietários terão direito a um vasto conjunto de benefícios fiscais em IVA, IRS, IMI, IMT e taxas municipais.

A reabilitação urbana é hoje uma das mais importantes estratégias de qualquer comunidade que queira revitalizar-se, não só nas zonas históricas ou que apresentem sinais de deterioração, mas em todo o espaço urbano, permitindo criar um lugar que funcione como um todo dinâmico, valorizando as suas características e respondendo às necessidades dos cidadãos.  

Leave a Reply