Câmara do Entroncamento avança com reabilitação urbana do Bairro do Boneco

Em Região

Em reunião extraordinária de 19 de fevereiro, a Câmara Municipal do Entroncamento aprovou a abertura do concurso público para a empreitada de “Reabilitação Urbana do Bairro do Boneco – Bairros Ferroviários”.

Em termos gerais e no seguimento das reabilitações do Bairro Camões e da Rua Eng.º Ferreira Mesquita, a intervenção visa a criação de condições para a instalação em definitivo do Centro de Documentação Nacional Ferroviário, de um Núcleo Museológico dedicado à ligação entre os militares e ferrovia e de um Centro de Ciência Viva.

O objetivo é a integração deste espaço adjacente ao Museu Nacional Ferroviário como um Bairro Cultural, compreendendo a reabilitação e valorização integrada do conjunto edificado, atualmente degradado, que constitui referência e património histórico da cidade e, também, a sua afirmação enquanto centro de conhecimento e nova centralidade no Entroncamento.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Faria, “este investimento é mais um passo para dar continuidade à estratégia de reabilitação dos bairros ferroviários, crucial para a melhoria do espaço urbano e aprofundamento da nossa raiz identitária. Afirmou ainda que continuará a desenvolver esforços para prosseguir com este objetivo, nomeadamente, a reabilitação do Bairro Vila Verde, agora da responsabilidade do IHRU (Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana).

O valor de investimento previsto é de 1.696.000,00€ e o prazo de execução previsto é de 365 dias.

Leave a Reply