Comeres & beberes – Rissol

Em Ribatejo Cool

Poucos serão aqueles que nunca mastigaram um rissol, seja de massa folhada, sovada ou do brioche. Um rissol doce ou salgado, de carne de vaca ou de ave, de peixe ou marisco, rissol que a modo de entrada, frio com ou sem guarnição, a acompanhar comeres de diversas estirpes, quantas vezes em soledade total, ou a degustar vinhos intranquilos e brancos, rosês e tintos de quietudes diferentes. O rissol em forma de porta-moedas de massa dobrada sobre si mesma a cobrir o recheio para a seguir serem fritos ou após serem passados por ovo irem a cozer no forno.

Como acima referi o recheio é muito variado, neste período de pandemia, tempo de exercitações culinárias de cariz doméstico e masculino, rissóis de foie-gras ou de mariscos ligados por um molho, de manteiga, creme de queijo ou compota. Os rissóis de sobremesa ganham sapidez se forem servidos com fruta cozida, já os rissóis de ostras gostam da companhia de espumante e champanhe.

Caro leitor: não sabemos quando ocorrerá a nossa restituição à plena liberdade, sendo assim, e é, importa alegrarmo-nos, ganhando peso a esbater nos momentos de ócio consignados no confinamento, porque o vírus é traiçoeiro. Que lhes aproveite!

Armando Fernandes

Leave a Reply

Recentes de Ribatejo Cool

Ir para Início
%d bloggers like this: