Quinta-feira, Abril 18, 2024
banner-complexo-aquático
InícioRegiãoCovid 19 - Evolução epidemiológica do concelho de Tomar com panorama animador

Covid 19 – Evolução epidemiológica do concelho de Tomar com panorama animador

O balanço semanal efetuado, esta manhã, na reunião do Posto de Comando Municipal de Proteção Civil de Tomar (PCMPC), apresenta um panorama animador na evolução epidemiológica do Concelho.

Esta semana, foram diagnosticados menos 34 casos de infeção por SARS-COV-2. No entanto, apesar da significativa redução de casos positivos à Covid 19, na passada semana registaram-se 41 casos de infeção, na sua maioria, de transmissão comunitária, mais concretamente familiar.

Está a decorrer a vacinação contra a Covid 19 nas IPSS e lares, ação que está a ser conduzida com normalidade. Neste âmbito, os poucos casos detetados em lares, originam o adiamento da vacinação nas respetivas entidades.

Serviço de Ortopedia do CHMT regressa a Abrantes

Também no Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) o cenário se apresenta mais tranquilo, razão para o Serviço de Ortopedia e de Cardiologia retornarem a Abrantes. Recorde-se que estes dois serviços, tinham sido temporariamente transferidos para Tomar e Torres Novas, respetivamente.

CHMT pretende reabrir urgências em Tomar e Torres Novas em março

Presentemente estão no CHMT 58 pessoas infetadas por SARS-COV-2, 8 delas em UCI. A conjuntura atual permitirá reconverter uma das enfermarias covid numa enfermaria convencional e com a reorganização de serviços e recursos humanos o Centro Hospitalar tenciona retomar, gradualmente, as enfermarias de medicina convencional. Pretende, ainda, reabrir as urgências 24 horas, de Tomar e Torres Novas, no início de março.

As forças policiais mantêm uma fiscalização intensiva e assinalam uma semana calma com registo de pontuais situações de incumprimento no que ao dever geral de recolhimento diz respeito.

O Corpo de Bombeiros, através dos seus profissionais especializados, prossegue com trabalhos de descontaminação de espaços e apoio à vacinação.

Anabela Freitas, presidente da Câmara Municipal de Tomar (CMT), deu conta, da reunião realizada com o Vice-almirante Gouveia e Melo, coordenador do Plano de Vacinação contra a covid-19 e destacou alguns dos pontos que apresentou às autoridades presentes e que considera mais preocupantes, nomeadamente a “vacinação dos trabalhadores dos Centros de Dia, medida que não estava contemplada anteriormente e a necessidade de definição clara nas normas por parte da DGS, situação que tem sido instável”.

Nesta reunião, relacionada com Plano de Vacinação contra a covid-19, foi dada a informação de que irão ser criados postos de vacinação rápida, sendo que ainda não está definida a distribuição territorial. Neste ponto a presidente alertou e demonstrou preocupação com a altura em que decorrerá esta fase de vacinação que se prevê coincidir com a época de incêndios, período de constrangimento na disponibilidade de operacionais dos bombeiros.

Por último, Anabela Freitas informou que estão a ser ultimados os trabalhos de preparação do posto de vacinação no pavilhão Jácome Ratton e ainda que já foi solicitado aos diretores de Centros de Dia o levantamento do número de trabalhadores, bem como de utentes com mais de 80 anos e 50 anos com patologias associadas.

Presidente da Câmara quer retomar a normalidade gradualmente

Em virtude deste panorama animador, a presidente da CMT, considera que a normalidade poderá ser reposta gradualmente e que uma das medidas iniciais será permitir, faseadamente, o comércio na feira de levante, que decorre às sextas feiras no exterior do Mercado Municipal.

Numa semana em que se registaram 41 novos casos positivos à Covid 19, o boletim enviado pela USPMT – Unidade de Saúde Pública do ACES Médio, indica que em Tomar recuperaram 2122 pessoas dos 2441 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2 registados desde março de 2020.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar