Ministro Eduardo Cabrita assina protocolo para construção do Comando Nacional da Força Especial de Proteção Civil em Almeirim

Em Sociedade

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, preside à cerimónia de assinatura do Protocolo para a construção das instalações do Comando Nacional da Força Especial de Proteção Civil (FEPC), entre a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e o Município de Almeirim.

A cerimónia conta também com a presença da secretária de Estado da Administração Interna Patrícia Gaspar e tem lugar esta quarta-feira, às 16h00, no CDOS de Almeirim.

As novas instalações do Comando Nacional da FEPC vão potenciar a capacidade de resposta da ANEPC, através da operacionalização de uma nova área de comando e gestão de emergências, salas de formação, assim como de outras áreas de comando e apoio, de planeamento, administrativas e de logística. Vão ainda reforçar a rede de infraestruturas de apoio ao Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), permitindo o pré-posicionamento estratégico de meios técnicos e recursos diferenciados de combate.

A nova infraestrutura representa um investimento superior a 2,4 milhões de euros, com comparticipação a 75% do POSEUR – Programa Operacional Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos e 25% da Câmara Municipal de Almeirim.

A FEPC conta atualmente com 240 elementos e intervém nas áreas do combate a incêndios rurais, salvamentos aquáticos e resgates em montanha, análise e uso do fogo, apoio logístico, reconhecimento e avaliação da situação, entre outras. 

Em 2020, participou em 630 missões de combate e apoio a incêndios rurais, num total de mais de 4.440 horas de empenhamento, incluindo ataque inicial, ataque ampliado, análise e uso do fogo, operação com máquinas de rasto, apoio a postos de comando operacionais, meios aéreos de reconhecimento e avaliação e meios aéreos de coordenação.

Também no ano 2020, a FEPC participou em 500 missões associadas ao Plano de Operações Nacional da Serra da Estre (PONSE). 

Já no âmbito do apoio logístico de resposta à COVID-19, participou em 13 ações de montagem de tendas de apoio a estabelecimentos prisionais e centros de saúde, bem como na distribuição de equipamentos de proteção individual (EPI).

Leave a Reply