Há 398 empresas com estatuto PME Líder no distrito de Santarém

Em Empresas

Já é conhecida a lista das 9.995 empresas que foram reconhecidas com o estatuto PME Líder 2020. No distrito de Santarém, há 398 empresas com o estatuto PME Líder 2020. Um selo de reputação de empresas criado pelo IAPMEI, em parceria com o Turismo de Portugal, um conjunto de bancos parceiros e as Sociedades de Garantia Mútua, para distinguir o mérito das PME nacionais com elevados níveis de solidez e de desempenho económico-financeiro.

Consulte aqui a Lista completa de empresas PME Líder 2020 do distrito de Santarém

Em 2020, o estatuto PME Líder foi alcançado por 9.955 empresas, entre as quais 398 do distrito de Santarém, que representam 4% do total. Estas empresas tiveram um volume de negócios superior a 40 mil milhões de euros e são responsáveis por cerca de 325 mil postos de trabalho.

A distribuição setorial das líder em 2020 seguiu a mesma tendência de 2019, liderada pelo Comércio (34,4%), seguindo-se a Indústria Transformadora (24,4%), o Alojamento, Restauração e Similares (11,6%) e a Construção (10,8%).Do volume de negócios superior a 40 mil milhões de euros, que as empresas distinguidas representam, 7,5 mil milhões de euros são resultantes de exportações, mais 6% que no ano anterior.

Continuam a predominar as pequenas empresas, com uma relevância de 71,9% do total das PME Líder 2020, seguidas das médias empresas, com 22,1%, e das microempresas, com 6,0%.

Toque no gráfico para conhecer quais são as empresas com o estatuto PME Líder do distrito de Santarém

É no distrito do Porto que estão sediadas a maioria das PME Líder (19,8%), seguido dos distritos de Lisboa (19,7%), Braga (10,3%) e Aveiro (9,8%). Comparativamente ao ano passado verificou-se um acréscimo de empresas em todos os distritos.

As PME líder 2020 apresentam uma autonomia financeira média de 59% e níveis de rendibilidade dos capitais próprios, do investimento e das vendas superiores aos valores que registaram no ano anterior. De salientar ainda que, estas empresas registaram um crescimento de 14,8% nos seus resultados líquidos, de 11,3% no EBITDA e de 7,7% no seu ativo.

Mais informação sobre as PME Líder neste LINK

Sobre o estatuto PME Líder

O estatuto PME Líder é um selo de reputação de empresas criado pelo IAPMEI para distinguir o mérito das PME nacionais com desempenhos superiores e é atribuído em parceria com o Turismo de Portugal, um conjunto de bancos parceiros e as Sociedades de Garantia Mútua, tendo por base as melhores notações de rating e indicadores económico-financeiros.

O Estatuto PME Líder, permite conferir às empresas distinguidas maior visibilidade e reputação e constitui também um sinal de referência para todo o tecido empresarial.

As empresas PME Líder são selecionadas de acordo com critérios exigentes, selecionadas num quadro alargado de parcerias com o sistema financeiro, tendo o estatuto PME Líder a validade de um ano.

Sobre o IAPMEI:

O IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, IP é uma agência pública a quem cumpre promover a competitividade e o crescimento empresarial, assegurar o apoio à conceção, execução e avaliação de políticas dirigidas à atividade empresarial, visando o reforço da inovação, do empreendedorismo e do investimento nas empresas que exerçam a sua atividade nas áreas sob tutela do Ministério da Economia, designadamente das empresas de pequena e média dimensão, com exceção do setor do Turismo.

Leave a Reply