Terça-feira, Abril 16, 2024
banner-complexo-aquático
InícioMundoCorpo Nacional de Escutas distinguido pelo Parlamento Europeu com “Prémio do Cidadão...

Corpo Nacional de Escutas distinguido pelo Parlamento Europeu com “Prémio do Cidadão Europeu 2020”

Por proposta do eurodeputado José Manuel Fernandes, o Corpo Nacional de Escutas foi distinguido com o “Prémio do Cidadão Europeu 2020” pelo projeto “Educação para a cidadania ativa, empoderamento dos jovens e desenvolvimento de competências”.

O Parlamento Europeu atribuiu ao Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português o “Prémio do Cidadão Europeu 2020”. A distinção destaca o trabalho da associação ao nível da educação e formação dos jovens para a cidadania ativa e para o desenvolvimento de competências.

O Prémio tem como objetivo “recompensar atividades excecionais desempenhadas por cidadãos, grupos, associações ou organizações nos domínios da promoção de uma maior integração dos cidadãos europeus, cooperação, reforço do espírito europeu e no âmbito dos valores consagrados na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia”.

Eurodeputado José Manuel Fernandes

Por proposta do eurodeputado José Manuel Fernandes, o CNE foi candidato ao Prémio referente ao ano de 2020. O projeto a concurso teve a designação de “Educação para a cidadania ativa, empoderamento dos jovens e desenvolvimento de competências”, que tem por base o Programa Educativo da associação.

Por decisão da Chancelaria do Prémio do Cidadão Europeu, o CNE foi um dos laureados da edição 2020, tendo sido o único candidato português a merecer esta distinção.

O CNE procura desenvolver o sentido de cidadania ativa nas crianças e nos jovens, baseado na sua participação no desenvolvimento das suas comunidades locais, construindo neles o sentido de criar um mundo melhor, a partir da sua ação local.

O CNE realiza esta missão através de um método que assenta na auto-educação progressiva através da qual eles assumem o papel principal do seu próprio desenvolvimento. Este crescimento é garantido através do empoderamento dos jovens, que são chamados a tomar parte nas decisões que afetam o dia-a-dia, de milhares de atividades, dos grupos locais, regionais e nacional, definindo assim a vida da associação.

“É um justo reconhecimento público pelo trabalho desenvolvido no escutismo com um contributo de excelência na educação e formação de jovens, com resultados inestimáveis para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, desenvolvida e sustentada nos valores europeus e humanistas”, sublinha o eurodeputado José Manuel Fernandes.

Por sua vez Ivo Faria, Chefe Nacional do CNE declara que “estamos muito felizes com esta distinção, que premeia, acima de tudo, os nossos Agrupamentos (grupos locais) onde a verdadeira magia do crescimento das crianças e jovens acontece. É junto das comunidades locais que eles, protagonistas principais deste amanhã, ajudam a construir já hoje. Um justo reconhecimento aos milhares de voluntários adultos que, mesmo em tempos mais desafiantes como este que vivemos, conseguem manter-se motivados e continuam a perseverar para que o escutismo continue.”

O CNE, fundado em 1923, tem cerca de 72 mil associados, espalhados por todo o país, com cerca de 1.030 grupos locais. É a maior associação de juventude de Portugal e conta com mais de 14 mil voluntários.

A cerimónia de entrega do prémio decorre em novembro de 2021, em Bruxelas ou em Estrasburgo, e contará com a presença de todos os laureados da União Europeia.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar