Deputada do BE questiona ministro do Planeamento sobre a obra de modernização da linha do norte Santarém-Entroncamento

Em Região

A deputada do Bloco de Esquerda questionei, mais uma vez, o Governo sobre as obras no troço Santarém – Entroncamento da linha do Norte, em Audição Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, na Assembleia da República.  

Na audição o Ministro do Planeamento, Nelson de Souza, passou a responsabilidade para o Ministro das Infra estruturas, Pedro Nuno Santos. “Ou seja, compromisso político: zero, financiamento europeu: zero. Santarém e todo o Interior Centro esquecidos de novo”, comenta a deputada eleita pelo distrito de Santarém.

Dirigindo-se ao Ministro do Planeamento, Nelson de Souza, a deputada referiu “a consensual necessidade de obras na linha do Norte entre o Vale de Santarém e o Entroncamento. A urgente e imprescindível obra de requalificação deste importante troço de ferrovia constava da 1ª versão do Plano Nacional de Investimentos, o PNI 2030, mas desapareceu misteriosamente”.

O Bloco de Esquerda já avançou com uma proposta legislativa, mas é opinião unânime das populações, dos autarcas, especialistas e de todos os partidos políticos que esta obra, incluindo a mudança de traçado em Santarém e a requalificação da estação do Entroncamento, é um projeto estruturante, não só para todo o distrito de Santarém, dos Riachos a Abrantes, mas também para a região centro, incluindo o seu interior, e até para a ligação à Rede Ferroviária Europeia.

Registe-se que também o PSD e o PSD apresentaram propostas para a realização das obras na linha do norte.

“Pelas pessoas, pelo desenvolvimento económico sustentável, pela coesão territorial e pelo interior, pelas metas de descarbonização com as quais Portugal se comprometeu, pelo ambiente, por um futuro no qual a ferrovia será essencial lhe pergunto, Sr. Ministro do Planeamento: O Governo desistiu desta obra?” perguntou a deputada, questionando ainda “Se não em que documento de planeamento estratégico podemos encontrar, não só o compromisso político, mas também prazos, montantes e outra informação essencial?

Depois de ter apresentado em Santarém o projeto de resolução, a deputada Fabíola Cardoso irá apresentar na próxima segunda-feira, dia 1 de março, pelas 10h, na Estação Ferroviária de Castelo Branco, um Projeto de Resolução do Bloco de Esquerda sobre a Linha da Norte e da sua importância para a Linha da Beira Baixa e para a região.

Fabíola Cardoso falou da importância da obra de modernização da linha do norte entre Santarém e o Entroncamento em entrevista ao Mais Ribatejo


Leave a Reply

Recentes de Região

Ir para Início
%d bloggers like this: