fbpx

Utentes do concelho de Vila Nova da Barquinha apelam à reabertura das unidades de saúde de proximidade na Atalaia, Praia e Limeiras

Em Região

A Comissão de Utentes do concelho de Rio Maior apela a que se programe a curto/médio prazo a reabertura das unidades de saúde de proximidade na Atalaia, Praia e Limeiras.

Em comunicado, a Comissão afirma que “todo o movimento de utentes, autarcas, unidades e profissionais de saúde sabem que a saúde física e psíquica das populações está dependente do acesso a cuidados de saúde de proximidade e qualidade, sejam cuidados primárias, hospitalares e/ou continuados”.

A organização dos cuidados de saúde no Concelho de Vila Nova da Barquinha assenta na atividade da USF – Unidade de Saúde Familiar Barquinha, com sede na vila, nos Pólos da Atalaia, Praia do Ribatejo e Limeiras e na UCC Almourol (Unidade de Cuidados à Comunidade), cuja actividade se estende também ao concelho vizinho de Constância.

Com a pandemia COVID-19 (rastreios, acompanhamento, vacinação…) os recursos humanos são escassos para tanta actividade. Para a Comissão de Utentes, “se está a ser exigido um esforço extra aos profissionais, os utentes estão seriamente prejudicados pois os Pólos (Atalaia, Praia e Limeiras) estão fechados. Esta situação implica a obrigação de deslocação à sede do Centro de Saúde, para diligências tão simples como pedir uma receita“.

“Sabemos das dificuldades de ter recursos humanos para todas as necessidades das populações, nesta fase complicada para as unidades de saúde”, refere o comunicado. Mas, “em defesa da saúde da população, a Comissão de Utentes apela publicamente “a que se programe a curto/médio prazo a reabertura das unidades de saúde de proximidade na Atalaia, Praia e Limeiras“.

Publique o seu comentário

Recentes de Região

Ir para Início
%d bloggers like this: