Sexta-feira, Março 29, 2024
banner-complexo-aquático
InícioSociedadeCostura Solidária - “Dress a Girl Portugal”: Voluntárias confecionam vestuário para crianças...
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Costura Solidária – “Dress a Girl Portugal”: Voluntárias confecionam vestuário para crianças de países desfavorecidos

Mais uma atividade concluída com grande sucesso por parte do grupo de voluntárias que integra o atelier de costura solidária da Universidade Sénior de Salvaterra de Magos, no âmbito do projeto “Dress a Girl Portugal”.

O compromisso inicial era criarem 40 kits de vestuário para serem doados a crianças da República Centro Africana mas o resultado superou largamente as expetativas, uma vez que conseguiram confecionar 177 conjuntos.

Tal só foi possível graças ao empenho deste grupo de cerca de duas dezenas de voluntárias que, em tempo de pandemia, não baixaram os braços e, a partir de casa, dedicaram corpo e alma a mais uma atividade, confecionando peças de vestuário para crianças de países desfavorecidos. Para este resultado, foi igualmente fundamental a colaboração de munícipes e empresas do concelho que têm doado tecidos e materiais para a confeção dos vestidos e calções.

O Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Hélder Manuel Esménio, juntamente com o Presidente da União das Freguesias de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra, Manuel Bolieiro, visitaram, no final da semana passada, as instalações da Universidade Sénior, onde decorreram os preparativos para a entrega dos kits, para agradecer pessoalmente o trabalho que o grupo de voluntárias vem desenvolvendo.

Os kits confecionados contêm a etiqueta Dress a Girl e incluem uma bolsa em tecido, uma máscara social infantil, uma peça de roupa interior, um vestido ou um calção. A organização procura que as entregas sejam documentadas em fotografias e/ ou vídeos, considerando que esta constitui a principal via de reconhecimento de todos os participantes diretos e indiretos no projeto Dress a Girl Portugal.

Esta atividade junta-se a outras já realizadas pelo grupo de Salvaterra de Magos no âmbito do projeto a nível nacional, tendo até ao momento entregue mais de duas mil peças de vestuário. E não vão ficar por aqui, porque a produção de vestidos e calções continua, sempre focadas no objetivo de proporcionar sorrisos a mais crianças.

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos apoia e colabora com o projeto Dress a Girl Portugal no âmbito da Universidade Sénior, a qual tem como objetivos combater o isolamento social e promover a melhoria da autoestima, a sociabilidade, a partilha de saberes, a melhoria da dinâmica familiar e a promoção da saúde dos/as nossos/as munícipes, sendo a promoção do voluntariado e a realização de encontros de cariz solidário contributos essenciais para os alcançar. 

A Dress a Girl Around the World é uma Organização Não Governamental (ONG), fundada em 2009 nos Estados Unidos. Em Portugal, iniciou a sua atividade em 2016 e dois anos depois a Dress a Girl Portugal (DAG-P) tornou-se numa associação sem fins lucrativos que promove encontros intergeracionais por todo o País e que conta com a colaboração de vários ateliers de costura, que dependem do trabalho voluntário e solidário para a confeção e de doações de matéria-prima necessária para a realização dos vestidos e calções para crianças de países desfavorecidos, levando-lhes dignidade, proteção e esperança.

O trabalho de parceria desenvolvido pela Dress a Girl Portugal com organizações não governamentais de carácter social, entidades públicas e privadas e sociedade civil, tem permitido alargar o seu apoio a um maior número de crianças, sendo que, segundo dados da DAG-P, desde que iniciou atividade até dezembro de 2020, foram feitos e entregues mais de 53 mil vestidos e mais de 25 mil calções em vários países do Mundo.

O Presidente da Câmara Municipal refere a propósito: “A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos apoia, felicita e agradece o trabalho desenvolvido por este grupo de voluntárias e a colaboração dos muitos munícipes e empresas do concelho, contributos fundamentais para o sucesso destes projetos de solidariedade para ajudar os que mais precisam”.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar