Teletrabalho – 8 dicas para ser mais produtivo, saudável e feliz

Em Sociedade
Trabalhar em casa deixou de ser uma exceção, para se tornar uma prática generalizada. Como qualquer outra mudança, o teletrabalho trouxe novos desafios e riscos às famílias, sobretudo na hora de integrar a vida profissional no espaço pessoal, sem que isso perturbe a segurança, saúde e bem-estar de todos.
A boa notícia é que muitos destes riscos podem ser evitados com algumas mudanças de rotina ou pequenas estratégias que permitam uma maior proteção das famílias e dos seus espaços de teletrabalho. Em resposta aos desafios do teletrabalho, os especialistas da Zurich apresentam um conjunto de 8 dicas para evitar riscos em casa e manter a família feliz.
Dicas para responder aos desafios de trabalhar a partir de casa
1 – Torne o seu espaço mais seguro. Nenhum ambiente é mais familiar do que o de casa e isso leva-nos muitas vezes a ignorar alguns riscos – sobretudo porque, ao contrário do que acontece numa empresa, não há outras pessoas responsáveis por acautelar e melhorar a segurança do espaço. Contrarie esta tendência e dedique algum do seu tempo a analisar a divisão onde trabalha e outros locais da casa onde passa mais tempo. Depois disto, otimize os espaços e a disposição de equipamentos, mobiliário e outros objetos para aumentar a segurança. Pode também fazer algumas adaptações e ajustes para prevenir quedas, como manter o chão sem cabos soltos, ou evitar olhar para os emails no telemóvel enquanto se dirige de uma divisão para outra.

2 – Proteja os equipamentos. Manter os seus equipamentos protegidos de acidentes não é só uma garantia de que tem as ferramentas necessárias para fazer o seu trabalho, mas também uma segurança adicional para a sua casa, pois diminui o risco de curto-circuitos e incêndios.

3 – Verifique as soluções de proteção mais adequadas. Se trabalha por conta de outrem, saiba que o seu seguro de acidentes de trabalho se aplica ao local onde está a exercer a atividade, quer seja no escritório, ou em regime de teletrabalho. No entanto, é necessário que a sua empresa formalize, junto do segurador, a sua mudança de regime laboral e a morada da sua residência, onde passa a trabalhar. No caso de trabalhadores independentes, há soluções específicas de proteção que podem ser contratualizadas.

4 – Mantenha as costas direitas, alongue e caminhe. Posturas incorretas causam, ao longo do tempo, dores crónicas de coluna, mas também são fonte de stress, ansiedade e depressão. Para prevenir estes cenários, opte por transformar o seu ambiente de trabalho num espaço ergonómico, adotando soluções como: utilizar uma cadeira ergonómica e uma secretária ajustada à sua altura (a posição dos braços deve manter-se nos 90°); elevar o ecrã à altura dos olhos para evitar uma tensão excessiva no pescoço e coluna; sentar-se com as costas direitas, evitando estar com a cara muito próxima do monitor e usar um apoio de pés. Para além disto, faça pausas regulares, para realizar alguns exercícios de alongamento do corpo, para aliviar o stress acumulado do corpo e descansar a sua visão da exposição ao ecrã, sem esquecer uma rotina de atividade física ou desporto, seja dentro de casa ou nas imediações da sua residência – manter-se ativo/a contribuir para reforçar o sistema imunitário e prevenir diversas doenças.

5 – Distinga a casa do escritório. Nem sempre é fácil de pôr em prática, mas criar um espaço exclusivo para o trabalho acaba por ter vantagens na concentração, produtividade e na separação entre a esfera familiar e profissional. Se não tem um escritório (nem uma divisão livre que possa transformar num), procure criar um espaço de trabalho diferenciado na sala ou no quarto.

6 – Seja disciplinado com os blocos de horários que definir. É fácil ‘deixarmo-nos levar’ e trabalhar horas a mais, saltar pausas ou acabar uma ou outra tarefa fora de horas. Para evitar que estas exceções se tornem a regra, é importante que se autodiscipline em cumprir blocos de horários ajustados às suas necessidades e exigências familiares. Para isso, defina momentos de pausa e uma hora limite em que terá mesmo de se desligar de todas as tarefas e contactos.

7 – Crie estratégias em família. Uma melhor gestão de tempo em teletrabalho (ou de estudo, no caso das crianças e jovens) só é possível com o esforço e compromisso de toda a família. Reúna a sua família e partilhem as necessidades de cada um em termos de rotina e a melhor forma de agilizar os dias. Será sempre preciso estar disposto a negociar – seja com os adultos ou as crianças – para que todos possam tirar partido da nova rotina, sem ansiedade adicional. Nisto tudo, guarde também tempo para pequenos momentos mais descontraídos e de diversão ao longo do dia: as crianças merecem – e os adultos também.

8 – Mantenha-se em contacto. Nunca houve tantas formas de comunicar, portanto, tire proveito delas. Com alguma dedicação, pode trabalhar “mais perto” dos seus colegas, mesmo que à distância. Comunique com eles, não apenas por mensagens instantâneas e emails, mas faça também chamadas de voz e vídeo para manter a proximidade com os restantes colegas. Esta comunidade virtual vai ajudá-lo a combater o isolamento do teletrabalho e a fomentar o espírito de equipa entre todos.

Trabalhar a partir de casa continuar a ser um grande desafio. Ainda assim, ao adotar estas e outras medidas adaptadas à sua realidade, vai sentir-se mais confortável e motivado a trabalhar em casa, aproveitando os verdadeiros benefícios que o teletrabalho nos trouxe – como a maior flexibilidade, o fim do stress no trânsito ou mais horas junto da família e animais de estimação. Aproveite-as e faça deste modelo de trabalho uma vantagem para si e para a sua família.

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