fbpx

Newsletter

Não perca as últimas. Receba no Email as notícias do Mais Ribatejo

Email Marketing by E-goi

Vídeo – Ativistas da CDU denunciam nova descarga poluente no rio Alviela

Em Ambiente

Ativistas da CDU (PCP-PEV) denunciam nova descarga poluente de grandes dimensões, esta sexta-feira de manhã, na zona da Ribeira de Pernes, no Rio Alviela.
Em comunicado, a CDU afirma que já foi efetuada participação às autoridades fiscalizadoras competentes.
“Os crimes ambientais ao Alviela e às suas populações continuam” afirma a CDU.


Recorde-se que em outubro de 2020, na Assembleia Municipal de Santarém, foi aprovada a moção “Em defesa do Rio Alviela” apresentada pela CDU.
A CDU, nessa moção, defendeu a necessidade de um plano estratégico para a resolução do problema da poluição do rio Alviela, que seja articulado entre os concelhos de Santarém e Alcanena e o Governo.

Para a CDU, é necessário que o plano garanta a adequada fiscalização das entidades que utilizem a água do rio nas suas atividades ou para realização de descargas; a limitação da construção de mais equipamentos agropecuários ou industriais que constituam um factor de risco para o rio Alviela; o investimento e a aplicação de novos métodos produtivos, que não causem a degradação das águas do rio; a limpeza do leito do rio e das suas margens.
O PCP entende que a utilização dos recursos naturais deve ser sustentável e baseada em princípios ecológicos e repudia a exploração económica desenfreada e desregulada.

Pode ser uma imagem de natureza, árvore e massa de água
Foto da Junta de Freguesia do Alviela. A autarquia anunciou ter apresentado hoje participação às autoridades. A Junta afirma no Facebook que “infelizmente o nosso rio Alviela volta a correr coberto de espuma. Pelo que já iniciamos o procedimento de comunicação às entidades competentes, que com a máxima urgência devem identificar a sua origem, e punir os infratores. Estamos num tempo em que este tipo de situações já não podem existir, ainda para mais por recorrência e não por incidente”.

2 Comments

Leave a Reply

Recentes de Ambiente

Ir para Início
%d bloggers like this: