“No pior momento da pandemia, o CHMT teve sete enfermarias com 170 doentes covid internados e não se sabia quando iriam parar de chegar novos doentes”, recorda Carlos Andrade, presidente do CHMT – Centro Hospitalar do Médio Tejo, sublinhando que o CHMT foi o hospital que mais doentes recebeu sem ser um hospital de fim de linha.

“Preparámo-nos sem saber que vinha aí uma pandemia”, afirma o presidente do CA do CHMT, numa conferência de imprensa com os jornalistas da região.
Carlos Andrade sublinha o grande reforço de recursos humanos e meios técnicos que tinha sido feito nos últimos 3 a 4 anos e que incluiu o reforço da capacidade da unidade de cuidados intensivos.

Serviço de Patologia fez 115 mil testes covid
De salientar o trabalho do Serviço de Patologia Clínica do CHMT que até à data o Serviço de Patologia já realizou mais de 115 mil testes ao SARS-Cov-2, distribuídos por várias áreas geográficas para além da área de influência do CHMT, nomeadamente Setúbal, Almada Seixal, Cascais, Loures, toda a zona do Oeste, alguma área do Alentejo e todo o distrito de Santarém.
O Serviço de Patologia do CHMT está a desenvolver um trabalho laboratorial de identificação das novas estirpes, com o objetivo de proporcionar uma melhor abordagem clínica aos doentes covid-19.
“”A capacidade de identificarmos as novas estirpes do vírus é imperiosa e até há pouco tempo essa capacidade apenas existia no Instituto Ricardo Jorge, tendo o CHMT o único hospital que criou essa capacidade de identificar as novas estirpes”, salienta Carlos Andrade.
“Em breve vamos ter também a capacidade de identificar a estirpe californiana e, nessa altura, iremos ser capazes de identificar praticamente todas as estirpes”, adianta.
CHMT contratou 150 novos profissionais em 2020
Em 2020 o CHMT recrutou 150 novos profissionais, entre os quais 17 técnicos para o Serviço de Patologia Clínica. Um esforço que o presidente do CA do CHMT pretende manter. “Pretendemos continuar a absorver novos profissionais, o reforço dos meios humanos é para continuar”, afirma carlos Andrade.