Dia Internacional da Mulher – “Histórias de vida no feminino” assinalam o dia em Constância na segunda-feira, 8 de março

Em Ribatejo Cool

“Histórias de vida no feminino” é o título da iniciativa com a qual o Município de Constância vai assinalar o Dia Internacional da Mulher, uma atividade online dinamizada pelo Museu dos Rios e das Artes Marítimas.

Assim, esta segunda-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, as primeiras horas do dia serão dedicadas às mulheres que faziam redes em Constância, uma profissão que existiu na vila até ao final dos anos 90 do século XX. Depois seguem-se testemunhos sobre diversas mulheres e os seus papéis na sociedade.

Serão divulgadas memórias ligadas à perseverança para aprender a ler e a escrever, quando a aprendizagem não estava ao alcance de qualquer um, memórias da força de mulheres que assumiam o sustento integral da sua família, memórias da primeira mulher que solicitou que fizessem descontos sobre o seu vencimento, memórias de fazer um corte de cabelo curto, de fazer uma permanente ou de vestir um biquíni em Constância.

Outros episódios do quotidiano serão também divulgados com base nos testemunhos que estão a chegar ao Museu dos Rios e das Artes Marítimas.

Para o Museu dos Rios, “na história da nossa vida todos temos, pelo menos, uma mulher que pela sua atitude corajosa, generosa e resiliente ou pela sua criatividade ou habilidade, foi notável aos nossos olhos,” e, por isso, desafiou os/as participantes a contarem quem foi essa grande mulher, enviando um pequeno texto e se possível uma foto (da homenageada), revelando os aspetos e caraterísticas dessa mulher para assim perpetuar a sua história nas memórias coletivas.

Os textos e as fotos ainda podem ser enviados até 7 de março, para o endereço de correio eletrónico museu.rios@cm-constancia.pt

A divulgação das «Histórias de vida no feminino», será efetuada no Dia Internacional da Mulher, nas páginas de Facebook do Museu dos Rios e das Artes Marítimas e do Município de Constância.

Leave a Reply

Recentes de Ribatejo Cool

Ir para Início
%d bloggers like this: