Feira Social Digital debateu “Liderança e Motivação de Equipas” para o Terceiro Setor

Em Empresas

A crise pandemia da Covid-19 trouxe novos desafios no que diz respeito à gestão de pessoas, em especial ao Setor da Economia Social. Foi neste sentido que a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, ao abrigo da Feira Social Digital, realizou no dia 5 de março, a sessão online “Liderar e Motivar Equipas”, direcionada ao Terceiro Setor e que contou com a presença de cerca de 60 participantes.

António Campos, Presidente da Comissão Executiva da NERSANT, acolheu os cerca de 60 inscritos na sessão “Liderar e Motivar Equipas”, o primeiro dos workshops calendarizados ao abrigo da Feira Social Digital, que está a decorrer até ao final de março, com a participação de 116 instituições e empresas e 786 serviços e produtos em exposição. “O ciclo de workshops CAFÉ IN Digital Social é uma iniciativa da 1.ª edição da Feira Social Digital, que pretende enaltecer e promover o Terceiro Setor da região, tão importante nos dias que correm. Para este ciclo, convidámos diversos especialistas que trabalham connosco, para debater com as IPSS da região, temas do seu interesse”, referiu António Campos, acrescentando que o ciclo de workshops online vai decorrer até ao final do mês, com a abordagem de diversas temáticas de relevo para o Terceiro Setor.

Quem também tomou a palavra na sessão foi Sónia Lobato, Presidente da UDIPSSS – União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Santarém, uma das entidades parceiras da Feira Social Digital, a par do Banco Montepio. A dirigente associativa referiu que a Feira Social organizada pela NERSANT “foi uma solução bem encontrada”, tendo congratulado a NERSANT pelo lançamento da iniciativa. “É importante divulgar o trabalho do Terceiro Setor, pela sua importância no contexto de pandemia, a par do Setor da Saúde. Somos bravos e heróis todos os dias na nossa missão. Esta feira pretende isso mesmo, potenciar o trabalho que as instituições fazem, que se torna ainda mais importante em tempos de pandemia”, disse Sónia Lobato, acrescentando que o tema da sessão – “Liderar e Motivar Equipas” – é “um desafio das instituições, podendo ser tão apaixonante como esgotante”, e saber fazê-lo de forma eficaz, “é uma ferramenta muito importante para levantarmos voo em tempo pandémico”.

Sérgio Fonseca foi o especialista convidado para falar sobre o tema, tendo começado a sua intervenção precisamente pela constatação de que “a gestão das pessoas não é mais a mesma devido à pandemia, existindo atualmente novos desafios no âmbito da liderança e da gestão”.

O profissional afirmou ainda que, no domínio da liderança, “importa que as pessoas sejam consideradas um ativo. Esse é um grande desafio de um líder, de uma boa gestão”, ainda mais no Setor da Economia Social, “que vê o outro de uma forma muito especial”. Sérgio Fonseca debruçou-se de seguida sobre algumas competências essenciais para uma boa liderança e gestão de pessoas, entre as quais “empatia emocional, ou seja, reconhecimento das emoções do outro”, “empatia racional, para decidir e julgar melhor”, “escuta ativa e prática de um diálogo permanente”, “trabalho em equipa”, entre outras.

“Liderar uma equipa significa agir de modo a que se resolvam conflitos, evitando-se problemas. Liderar também é negociar. Ceder. Para chegar a acordo em prol de um benefício comum”, definiu o formador, acrescentando que “há competências determinantes para trabalhar a liderança. Liderança requer trabalho, dedicação, exercício de trabalho interior para que os liderados sejam a continuação do líder”, concluiu. Sendo a liderança uma competência que se trabalha, Sérgio Fonseca indicou ainda algumas das ações de formação gratuitas da NERSANT, “que podem ser um importante complemento da sessão de hoje sobre Liderar e Motivar Equipas”. No final da sessão, houve espaço para debate e troca de ideias entre as instituições participantes, tendo sido geral a satisfação com o webinar.

No âmbito do ciclo de workshops CAFÉ IN Digital Social estão em calendário até ao final do mês as sessões Marketing Social e Comunicação (10 de março), Planeamento e Gestão Sustentável (12 de março), Gestão da Qualidade (16 de março), Financiamento do Setor Social em Tempos de Pandemia (19 de março), Financiamento para a Inovação e Empreendedorismo Social (22 de março) e Compro no Ribatejo: plataforma de negócios online (26 de março), num total de 238 inscritos até ao momento.

De referir que a Feira Social Digital decorre até dia 31 de março, com a parceria do Banco Montepio e do da UDIPSSS – União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Santarém. O certame – que conta com a participação de 116 entidades e empresas e 786 serviços e produtos em exposição – pode ser visitado em https://compronoribatejo.pt/feira/1-feira-social-digital.

Leave a Reply

Recentes de Empresas

Ir para Início
%d bloggers like this: