Covid-19 – Início de desconfinamento e gradual retoma da normalidade em Tomar

Em Região

A análise da situação epidemiológica no concelho de Tomar, efetuada na reunião do Posto de Comando Municipal de Proteção Civil de Tomar (PCMPCT), é “otimista e de confiança no gradual regresso à normalidade”.

No dia que, oficialmente, inicia o desconfinamento em Portugal os parceiros que integram o PCMPC reportaram “tranquilidade” nas suas áreas de atuação.

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) apresenta-se, agora, em circunstâncias mais calmas com sete doentes covid internados, dos quais um em UCI. Também a taxa de afluência de utentes com suspeitas covid desceu drasticamente nos serviços deste centro hospitalar.

Por parte da Segurança Social não existem casos/sinalizações a relatar bem como por parte das autoridades policiais e dos Bombeiros, refletindo uma semana serena no que à situação epidemiológica do concelho diz respeito.

As creches, os estabelecimentos de ensino pré-escolar e do 1.º ciclo reabrem as portas, hoje, segunda-feira e amanhã arranca a campanha de testes à Covid 19 nestas escolas públicas e privadas.

Nesta fase de gradual regresso à normalidade os jardins públicos voltarão a ser espaço de habitual utilização (recorde-se que uma das medidas do anterior estado de emergência foi vedar os bancos de jardim), deixando a possível abertura de parques infantis para uma 2ª fase – 5 de abril – após avaliação da situação e comportamentos comunitários.

Numa semana em que se registaram 7 novos casos positivos à Covid 19, o boletim enviado pela USPMT – Unidade de Saúde Pública do ACES Médio, indica que em Tomar recuperaram 2389 pessoas dos 2472 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2 registados desde março de 2020.

Tags:

Leave a Reply

Recentes de Região

Ir para Início
%d bloggers like this: