Já foram vacinadas mais de 850 pessoas no concelho da Chamusca

Em Saúde

Até ao dia 11 de março, os dados fornecidos pelo ACES Lezíria ao Município, indicam que já foram vacinadas 856 pessoas, das quais 543 receberam apenas a 1ª dose e 313 já receberam as duas doses, refere o Município da Chamusca, que continua a acompanhar diariamente e a apoiar logisticamente a campanha de vacinação contra a Covid-19, a decorrer a bom ritmo no concelho.  . 

De salientar que decorrem dois tipos de vacinação, para diferentes grupos prioritários. A vacina da Pfizer está a ser aplicada aos grupos de risco, com idade mais avançada. Simultaneamente, está a ser inoculada a vacina da Astrazeneca a grupos de população com menos de 65 anos de idade mas que estejam incluídos em grupos de risco com patologias graves, como por exemplo, doentes oncológicos e doentes cardíacos.  

O Município da Chamusca acompanha diariamente este processo apoiando na logística quando necessário, nomeadamente, tendo colaborado no início do processo com a instalação de estruturas de apoio à vacinação, no interior e no exterior da USF Chamusca. O município tem apoiado ainda no transporte de utentes que necessitem de se deslocar das freguesias para a vacinação na USF Chamusca, num esforço de articulação direta entre a autarquia e as juntas de freguesia.  

Apesar deste apoio, que o Município continuará a manter até ser necessário, é sempre aconselhável que sejam elementos do agregado familiar a acompanhar a deslocação dos seus entes ao posto de vacinação, pois trata-se de um processo que exige a descrição do historial clínico anterior e das respetivas patologias.    

A campanha de vacinação é da responsabilidade da autoridade de saúde e segue o definido pelo Programa de Vacinação contra a Covid-19. 

Leave a Reply