Sexta-feira, Março 29, 2024
banner-complexo-aquático
InícioRegiãoRestauro Florestal - ICNF oferece 50 mil árvores de espécies autóctones
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Restauro Florestal – ICNF oferece 50 mil árvores de espécies autóctones

Para assinalar o dia Internacional das Florestas, o ICNF está a oferecer 50 mil árvores aios cidadãos que desejem fazer plantação nas suas propriedades. Cada cidadão pode recolher um máximo de 10 exemplares de medronheiros, sobreiros, azinheiras, pinheiros mansos, alfarrobeiras, romãzeiras, castanheiros, amieiros, entre outras folhosas. Na região, há locais de recolha em Santarém, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Azambuja.

Em 1872, no Nebrasca (EUA), face à escassez de árvores e florestas, a população decidiu dedicar um dia à plantação de árvores. A iniciativa internacionalizou-se e a Festa passou da Árvore às Florestas e desde 2012 o Dia Internacional das Florestas é comemorado a 21 de março, o primeiro dia de primavera, para celebrar e alertar para importância de todos os tipos de florestas.
Este ano, o ICNF comemora esta data envolvendo todos os cidadãos, disponibilizando 50.000 árvores autóctones produzidas nos seus viveiros, gratuitamente, aos cidadãos e proprietários rurais que desejem fazer plantação nas suas propriedades.
Esta distribuição será feita entre os dias 19 e 26 de março de 2021; nos postos de atendimento selecionados do ICNF, em todo o país.


O que fazer para obter estas árvores de espécies autóctones?


• Inscrever-se para recolher as árvores através do contacto telefónico do local selecionado ou por email para ICNFsomosTODOSnos@icnf.pt;

• Identificar-se nos locais de recolha no horário combinado;
• Comprometer-se a remeter uma fotografia da plantação para ICNFsomosTODOSnos@icnf.pt;
• Partilhar ou permitir a partilha das fotos com a hashtag #ICNFsomosTODOSnos.
O ICNF, por seu lado, fará a divulgação destas plantações nas suas redes sociais.

Podem recolher árvores para plantação os cidadãos maiores de 18 anos, bem como representantes de entidades privadas sem fins lucrativos, devidamente identificados; mediante compromisso de promover a sua plantação no prazo máximo de uma semana após o levantamento das árvores;
As espécies disponíveis para recolha são: medronheiros, sobreiros, azinheiras, pinheiros mansos, alfarrobeiras, romãzeiras, castanheiros, amieiros, entre outras folhosas. Cada cidadão pode recolher um máximo de 10 (dez) exemplares;
Os representantes de entidades privadas sem fins lucrativos podem levantar até um máximo de 50 exemplares;
Os levantamentos são sujeitos à existência de disponibilidade em cada local;
Os proprietários rurais, que tenham como objetivo a plantação em pequenas parcelas de terreno (com área não superior a 5.000 m2), desde que identifiquem a parcela a plantar, podem levantar até um máximo de 100 exemplares.

Os cidadãos e demais representantes de entidades que procedam ao levantamento das árvores comprometem-se a remeter ao ICNF no prazo de 48h após a plantação, as fotografias com a identificação da data e do local onde foi realizada essa plantação, para ICNFsomosTODOSnos@icnf.pt.

Locais de Recolha


Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar