Comeres & beberes – Onde se fala em tigeladas de cherne e molejas de vitela e ovelha

Em Ribatejo Cool

O Chef Vítor Felisberto assentou arrais, há cerca de dois anos, em Alferrarede, onde não demorou a afirmar-se como autor de uma cozinha tradicional eivada de gostos, cores e sapidez da modernidade ou cozinha contemporânea, como soi dizer-se, nestes tempos conturbados que, para o bem e para o mal, irão produzir profundas alteridades, no tocante às práticas culinárias e usanças, seja no capítulo da organização espacial, seja no tocante à construção da carta de comeres, também conhecida debaixo das designações de ementa e cardápio.

Ora, no referente à carta de comeres julgo ser assisado referir o facto de pouco a pouco o dito documento informativo vai acolhendo velhas/novas receitas, refiro-me em concreto às substanciosas molejas de vitela, ovelha e porca, as quais levam os seus apreciadores a percorrerem centenas de quilómetros a fim de as saborearem, como em época de plena liberdade de movimentos fazia sempre que a notícia da sua existência chegava ao meu conhecimento.

Após uma degustação copiosa de molejas cozinhadas pelo Chef Vítor adquiridas no sistema «pega e leva» recebi a informação de em breve irá confeccionar a receita – tigelada de cherne – receita retirada de um livro esgotadíssimo recheado de preparações culinárias datadas dos séculos XIX e início do século XX. Porque a arte de cozinhar não é estática, o mesmo preparo será objecto de melhoramento (assim o espero) e incorporações de forma a o cliente ficar satisfeito e fiel difusor de uma cozinha varonil, astuciosa, repleta de sensações gustativas a ficarem na memória de todos quantos tiveram a oportunidade de as degustar.

Armando Fernandes

Aceita cartões de crédito. Estacionamento nas imediações. Não encerra. Telefone 931737898. Rua Cana Verde, 8. Alferrarede.

Leave a Reply

Recentes de Ribatejo Cool

Ir para Início
%d bloggers like this: