Quinta-feira, Abril 18, 2024
banner-complexo-aquático
InícioSociedadeDepois da poeira do norte de África, temperaturas vão cair 11 graus...

Depois da poeira do norte de África, temperaturas vão cair 11 graus esta semana

Depois da massa de ar do norte de África que cobriu tudo de poeira na segunda, terça e esta quarta-feira, as temperaturas vão cair 11 graus a partir de amanhã, quinta-feira, segundo o IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

No seu site, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) diz que, com a aproximação de uma nova depressão no final do dia de hoje, com previsão de chuva a partir do dia 1 de abril, a concentração de poeiras tenderá a diminuir. “Ainda durante o dia 31 deverão verificar-se elevadas concentrações de poeiras, diminuindo gradualmente ao longo do dia”, acrescenta.

A Direção-Geral da Saúde aconselha crianças, idosos e doentes com problemas respiratórios e cardiovasculares a permanecerem em casa enquanto se mantiverem no ar as poeiras vindas no Norte de África, desaconselhando a prática de exercício ao ar livre.

DGS alerta para “riscos para a saúde” da massa de ar do Norte de África

A Direção-Geral de saúde alertou para a “fraca qualidade do ar no continente, prevendo-se que se mantenha hoje, 31 de março”. Esta situação, segundo a DGS, “deve-se à intrusão de uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África, podendo o seu efeito ser enfraquecido com a ocorrência da chuva prevista para algumas zonas do país, reduzindo dessa forma as concentrações de partículas no ar”. 

Segundo a DGS, “este poluente (partículas inaláveis – PM10) tem efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, nomeadamente nas crianças e idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações”.  

Assim, e enquanto este fenómeno se mantiver, a Direção-Geral da Saúde recomenda: 

  • A população em geral deve evitar os esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.
  • Os seguintes grupos de cidadãos, pela sua maior vulnerabilidade aos efeitos deste fenómeno, para além de cumprirem as recomendações para a população em geral, devem permanecer no interior dos edifícios e, se viável, com as janelas fechadas:
    • Crianças;
    • Idosos;
    • Doentes com problemas respiratórios crónicos, principalmente asma;
    • Doentes do foro cardiovascular.
  • Os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso.
  • Em caso de agravamento de sintomas contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou recorrer a um serviço de saúde.

Para informação adicional sobre a qualidade do ar e os valores medidos nas estações de monitorização, pode ser consultada a página da internet da Agência Portuguesa do Ambiente ou a App QualAr.

Previsão do IPMA para os próximos dias

Temperatura cai 11 graus no distrito de Santarém na quinta-feira

A massa de ar quente do norte de África que cobriu Portugal continental esta segunda e terça-feira, deverá ainda manter a temperatura máxima nos 32 graus esta quarta-feira. Depois dará lugar a uma queda da temperatura máxima que será de 11 graus esta quinta feira no distrito de Santarém, com os termómetros a baixarem dos 32 para os 21 graus de temperatura máxima, enquanto as mínimas reduzirão apenas um grau, de 14 para 13 graus na quinta-feira.

1 comentário

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar