Sexta-feira, Março 29, 2024
banner-complexo-aquático
InícioRegiãoEcolezíria distribui 7500 compostores domésticos
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Ecolezíria distribui 7500 compostores domésticos

A Ecolezíria, empresa intermunicipal para o tratamento de resíduos urbanos, tem à disposição dos munícipes de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Coruche e Salvaterra de Magos, a partir de 12 de abril, 7500 compostores domésticos para quem reúna condições para efetuar a compostagem.

As inscrições prévias já podem ser feitas no website da Ecolezíria em www.ecoleziria.pt  através de um formulário, nas juntas de freguesia e através do contacto com os Municípios e, a partir da próxima segunda-feira dia 12 de abril os munícipes podem ser contactados pela sua autarquia para agendar a entrega e recolha do compostor. Para realizar a compostagem doméstica, as famílias têm obrigatoriamente que dispor de espaço exterior num solo com terra, como um quintal, jardim ou horta.

Esta iniciativa, cofinanciada pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR), visa incentivar a população a reaproveitar os resíduos orgânicos produzidos em casa para fazer fertilizantes naturais. Cada compostor tem 310 litros de capacidade para transformar restos de alimentos e resíduos de espaços exteriores num produto orgânico rico em nutrientes para adubar a terra.

A ação faz parte de uma estratégia global da Ecolezíria que dá o mote à campanha “A Rua é a Casa de Todos”, e que pretende assegurar o cumprimento das metas definidas pela União Europeia para a reutilização e a reciclagem de 55% dos resíduos urbanos em 2025 e 65% em 2030.

Outras fortes apostas deste projeto mais vasto, serão a implementação de projeto piloto de recolha de lixo porta a porta, a criação de mais e melhores pontos de recolha de resíduos urbanos bem como de resíduos recicláveis, a divulgação da recolha adequada de monos e monstros, como entulho de obras ou objetos domésticos como móveis, colchões, entre outros, por parte das autarquias, entre diversas outras ações que visam melhorar da qualidade de vida em todos os municípios da Ecolezíria.

A Ecolezíria tem como meta melhorar a prestação dos serviços à comunidade e ser um dos Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU) que contribuirá fortemente para que Portugal atinja as metas da reciclagem e reduza a produção de resíduos indiferenciados.

Ecolezíria – Empresa Intermunicipal para o tratamento de resíduos sólidos

A Ecolezíria – Empresa Intermunicipal para o tratamento de resíduos sólidos, EIM, é a empresa responsável pela gestão, tratamento e valorização dos resíduos urbanos produzidos em seis municípios: Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Coruche e Salvaterra de Magos.

Estes municípios representam 122.662 habitantes, uma área geográfica de 2.356 km2 e uma produção estimada de resíduos de 61.000 toneladas/ano.

A gestão de resíduos é efetuada em várias infraestruturas: Centro de Tratamento de Resíduos Urbanos de Raposa, Estação de Transferência de Salvaterra de Magos, Estação de Transferência de Coruche e Ecocentro do Cartaxo.

A Ecolezíria procura de forma sustentada em termos ambientais e económicos, efetuar a gestão dos resíduos em sintonia com os municípios associados.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar