Deputado socialista Manuel Afonso questiona o Governo sobre problema da exploração suinícola de Póvoa da Isenta

Em Região

O deputado socialista Manuel Afonso, eleito pelo círculo de Santarém, pediu hoje à ministra da Agricultura que esclareça que medidas já foram tomadas para resolver o problema causado pela exploração suinícola de Póvoa da Isenta,  questionando se a decisão sobre esta situação está prevista na “Estratégia Nacional para os Efluentes Agropecuários e Agroindustrais” (ENEAPAI 2030).

Numa pergunta entregue na Assembleia da República, o parlamentar refere que “ao longo de todo o território nacional existem explorações agropecuárias que, de forma equilibrada e sustentável, utilizam os recursos endógenos – água, solo, ar, plantas- contribuindo, por isso, para a vitalidade das zonas rurais e para a promoção de bens públicos ambientais”.

Contudo, há exceções”, aponta, salientando que existem algumas explorações, sobretudo suinícolas, que “apresentam deficiências ao nível da gestão dos efluentes e, por isso, contribuem negativamente para o meio ambiente, não só pela contaminação dos lençóis freáticos, mas também pelos dos cheiros, ruídos e proliferação de pragas diversas”.

Para o deputado socialista, “estas condições são particularmente graves quando as explorações estão perto dos núcleos urbanos, como acontece na freguesia de Póvoa de Isenta, no Concelho de Santarém”, cuja situação, “arrastada há muitos anos, não apresenta melhorias que permitam o restabelecimento do bem-estar da população“.

“As questões ambientais são uma prioridade na região. A situação na Póvoa da Isenta merece a nossa atenção“, defende Manuel Afonso.

Nesse sentido, os deputados do PS eleitos por Santarém querem saber se “está prevista, no âmbito da “Estratégia Nacional para os Efluentes Agropecuários e Agroindustrais” (ENEAPAI 2030), elaborada conjuntamente pelo Ministério da Agricultura e pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática, a tomada de decisão para resolver o problema causado pela exploração suinícola de Póvoa da Isenta”.

Na pergunta, também subscrita por Hugo Costa, António Gameiro e Mara Coelho, pede-se ainda à ministra da Agricultura que esclareça “que medidas foram já tomadas para resolver o problema causado pela exploração suinícola de Póvoa da Isenta”.

Leave a Reply