Comeres & beberes – Esparguete

Em Ribatejo Cool

O talento dos italianos no referente às artes culinárias levou-os a inscreverem no restrito naipe dos prato universais várias especialidades, caso da pasta, da polenta, da pizza e dos spaghetti (esparguete). Os spaghetti são cilíndricos fios finos de massa (spago significa fios), compridos, que na Renascença principiaram a ser comercializados competindo com os macaroni.

Originários de Nápoles depressa irradiaram por toda a Itália dando azo a variadas composições culinárias, no entanto, a sua fórmula de à napolitana é serem cozidos al dente e servidos com um molho de carne e tomate.

O esparguete guindou-se à categoria de alimento estratégico no quotidiano alimentar de centenas de milhões de seres humanos contribuindo para o minoramento das suas debilidades alimentares, pelo seu custo acessível, vigor calórico e versatilidade gastronómica. Obviamente, muitas composições integram o receituário excêntrico e de alto preço muito apreciado por nababos esbanjadores, os chefs adoram este género de clientes, os cozinheiros nem por isso. Como sabemos os chefs servem!

Armando Fernandes

Leave a Reply