Jogos sem fronteiras contra o racismo e o discurso do ódio

Em Sociedade

No âmbito da Semana da Interculturalidade e do Dia Internacional do Cigano, em Santarém, o projeto Agir+ E8G promoveu os “Jogos Sem Fronteiras”. Os participantes vestiram a camisola contra o racismo e o discurso de ódio, juntando-se à campanha da EAPN – Rede Europeia Anti Pobreza – “O Discurso de Ódio não é Argumento. Ratatui, Bagas, Corrida de Cangurus e Agarra a Bandeira resultaram num dia em cheio, com muita diversão e aprendizagens, e até os adultos se quiseram juntar a esta comemoração.

Esta iniciativa teve como objetivos estimular o diálogo e a relação entre culturas, fomentando o respeito pela diversidade, promovendo abertura para experimentar a cultura do outro, seja ele cigano, brasileiro, sírio, indiano…

O projeto Agir+, é um espaço que pretende ser um local de ocupação infantil e juvenil, em que o foco é a capacitação escolar, psicossocial, digital e comunitária.

O Agir+ tem como base a acção, o sair da inércia e agir no indivíduo, agir na família, agir na comunidade. A proposta de fazer da rua e da comunidade local um espaço de dinamização comunitária, ocupando os mais jovens e propondo um estilo de vida saudável. Mobiliza os seus participantes para a capacitação ao nível das competências psicossociais, artísticas, desportivas, empreendedoras e comunitárias.

Este projeto é financiado pelo “Programa Escolhas”, e promovido pelo LENE – Lar Evangélico Nova Esperança. Conta também com um conjunto de Instituições parceiras, como a Câmara Municipal de Santarém; Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira; Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado; CPCJ- Santarém; IPDJ; União de Freguesias da cidade de Santarém; Comissão Social de Freguesias da cidade de Santarém; Junta de Freguesia de Alcanhões.

2 Comments

Leave a Reply