Sexta-feira, Abril 19, 2024
banner-complexo-aquático
InícioSaúdeMais de 100 pessoas assintomáticas comunicaram autoteste positivo ao SNS 24

Mais de 100 pessoas assintomáticas comunicaram autoteste positivo ao SNS 24

Mais de uma centena de utentes sem sintomas de covid-19 comunicaram ao SNS 24 o resultado de autoteste positivo, segundo dados dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

Os testes começaram a ser distribuídos nas farmácias e parafarmácias no dia 02 de abril e até hoje “o SNS 24 registou 114 contactos de utentes assintomáticos que comunicaram resultado de autoteste positivo”, adiantou a SPMS em resposta à agência Lusa.

“Quando os utentes transmitem um resultado inconclusivo ou positivo é emitida automaticamente uma requisição de teste laboratorial covid-19 (RT-PCR)”, explicam os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

Cerca de 100 mil autotestes covid-19 já foram distribuídos às farmácias do país, anunciou hoje a ADIFA, uma associação sem fins lucrativos que representa os “distribuidores farmacêuticos de serviço completo”, que asseguram “várias vezes ao dia, um fornecimento atempado e contínuo das farmácias a nível nacional, sem exceção ou diferenciação”.

“Na sequência do alargamento da estratégia nacional de testes ao SARS-Cov-2, permitindo a utilização pelos cidadãos de testes rápidos de antigénio ao novo coronavírus (autotestes), os distribuidores farmacêuticos de serviço completo estão empenhados na célere e eficiente disponibilização dos autotestes às farmácias comunitárias e, por conseguinte, às populações, refere a ADIFA em comunicado.

Adianta ainda que, “no âmbito da sua missão de saúde pública, o setor tem vindo a dar resposta diariamente às diferentes necessidades, contribuindo para um acesso adequado a equipamentos de proteção individual, álcool gel, autotestes em todo o país, para além do abastecimento contínuo dos mais variados medicamentos, dispositivos médicos e restantes tecnologias de saúde”.

Entretanto, a Associação de Farmácias de Portugal (AFP) adiantou hoje à agência Lusa que a procura de testes rápidos de antigénio de despiste da covid-19 estabilizou nestes estabelecimentos comerciais, depois de um pico acentuado no período da Páscoa.

Segundo a associação presidida por Manuela Pacheco, atualmente, a procura por estes testes rápidos, que estão a ser vendidos a um preço inferior a sete euros a unidade, “estabilizou”, com a AFP a prever que “aumente proporcionalmente à evolução da situação epidemiológica nacional”.

Os testes rápidos de antigénio foram autorizados, permitindo à população fazer o autoteste à covid-19, na sequência de um regime excecional aprovado pelo Governo.

A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) já autorizou a comercialização de dois autotestes em Portugal dos fabricantes “Genrui Biotech Inc” e “SD Biosensor, Inc”, que podem ser vendidos à unidade ou em conjunto de cinco e 25 testes.

As regras constam de uma circular conjunta da Direção-Geral da Saúde (DGS), dos e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) publicada a 19 de março e que define os critérios de inclusão, operacionalização da utilização e reporte de resultados dos autotestes da covid-19, que só podem ser dispensados a maiores de 18 anos.

Entre 01 de março do ano passado e 07 de abril de 2021, foram realizados em Portugal cerca de 9,4 milhões de testes PCR e testes rápidos de antigénio, quase o número da população portuguesa, segundo dados do INSA.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar