Sexta-feira, Março 29, 2024
banner-complexo-aquático
InícioSaúdeMaus-tratos na infância: pandemia tem condicionado a denúncia de casos no Hospital...
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Maus-tratos na infância: pandemia tem condicionado a denúncia de casos no Hospital de Santarém (com vídeo)

“A Covid-19 trouxe condições que potenciaram a ocorrência de maus-tratos infantis. No entanto, a pandemia e o confinamento conduziram a uma redução do número de casos sinalizados.” O alerta é de Marcos Sanches, pediatra e elemento do Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco (NHACJR) do Hospital Distrital de Santarém e surge no Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.

Veja aqui os os vídeos com os elementos da equipa do HDS.

Face a este contexto, no Hospital Distrital de Santarém verificou-se uma redução de 49% no número de novos casos de maus-tratos sinalizados entre 2019 e 2020, conforme ilustram os gráficos abaixo.

“As crianças, seres indefesos, procuram e exigem a felicidade que lhes poderá estar a ser retirada”, sublinha o pediatra num vídeo integrado numa campanha organizada pelo HDS que sensibiliza para a problemática.

Marcos Sanches adverte que “cabe a todos, profissionais de saúde e sociedade, alertarmos para a problemática e sinalizarmos”.

Sob o mote “A violência não pode ser um segredo”, a campanha promovida pelo HDS inclui diversos suportes partilhados nas suas redes sociais durante o mês de abril, dirigidos quer aos profissionais da unidade hospitalar, quer à população em geral.

Além de Marcos Sanches, o núcleo integra uma psicóloga, Sheila Sousa, uma enfermeira, Sandra Paulino, e uma assistente social, Isabel Jorge.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar