CEFT – Centro de Estudos em Fotografia de Tomar apresenta conferências online

Em Ribatejo Cool

O CEFT – Centro de Estudos em Fotografia de Tomar apresenta, a partir de dia 21 de abril, com o autor Duarte Belo, um conjunto de conferências online com autores de reconhecida notoriedade e percurso fotográfico, moderadas por João Henriques, fotógrafo tomarense, que assegura presentemente, a par de António Ventura, Professor do Instituto Politécnico de Tomar, a programação em Fotografia e Território do Centro. 

Em finais de 2020, o CEFT – Centro de Estudos em Fotografia de Tomar lançou a iniciativa “Fotografia e Território”, a qual se materializou inicialmente na criação do site https://fotografiaeterritorio.ceft.pt/, que pretende vir a ser uma referência sobre projetos com ligações a Portugal.  

Pode assistir à conferência através do Facebook Streaming – www.fotografiaeterritorio.ceft.pt  

Nota sobre o autor

Duarte Belo, (Lisboa, 1968). Formação em arquitetura (1991). Desde 1986 que trabalha no levantamento fotográfico sistemático da paisagem, formas de povoamento e arquiteturas em Portugal. Este trabalho continuado sobre o território deu origem a um arquivo fotográfico de mais de 1.750.000 fotografias. Publicou vários livros sobre o tempo e a forma do território português, de que se destacam: Portugal — O Sabor da Terra (1997-1998); Portugal Património (2007-2008); Portugal Luz e Sombra (2012); Caminhar Oblíquo e Depois da Estrada (2020). Tem trabalhado sobre nomes relevantes da cultura portuguesa, como Mário de Cesariny, Ruy Belo, Alberto Carneiro, Miguel Torga ou Sophia de Mello Breyner. Lecionou áreas relacionadas com a fotografia e a arquitetura. Expõe desde 1987 e participa regularmente em conferências e mesas redondas. É editor do blog Cidade Infinita. 

Leave a Reply