João Monteiro: craque da União de Santarém, estudante de mestrado e barbeiro (Vídeo)

Em Desporto/Vídeos

Aos 25 anos de idade, João Monteiro conta já com uma considerável experiência de vida. Barbeiro é a sua profissão, mas jogar futebol é o seu sonho e a paixão que vai manter enquanto puder, como nos afirma nesta conversa que teve lugar após o último jogo da União de Santarém, que vai participar agora na fase de apuramento para III Liga Nacional. Um desafio que vem trazer novo entusiasmo a João Monteiro como nos conta nesta entrevista.

Começou a jogar futebol na Associação Académica de Santarém. Ali deu nas vistas e acabou a ser contratado para o Benfica, onde jogou vários anos, tendo sido duas vezes campeão nacional.

A paragem seguinte foi a internacionalização, no Novara, clube da série B italiana. De regresso a Portugal, concluiu a formação no Vitória de Setúbal.

Já no futebol sénior, jogou no Olímpico do Montijo, Barreirense, União de Santiago e Sacavenense.

Nesta época, regressou ao clube da sua terra, a União Desportiva de Santarém. O clube teve uma boa participação no campeonato de Portugal, classificando-se em 3.º lugar, tendo agora a possibilidade de subir à III Liga nacional.

De caminho, fez a Licenciatura em Desporto no Instituto Politécnico de Setúbal, encontrando-se agora no 2.º ano do Mestrado em Treino Desportivo na Faculdade de Motricidade Humana.

Entretanto, não sendo jogador de futebol profissional, João Monteiro decidiu aprender o ofício de barbeiro, que exerce em Santarém, garantindo-lhe o salário ao fim do mês. Longos são, pois os dias de João Monteiro: depois do horário de trabalho na barbearia, o craque treina seis vezes por semana, para poder dar o melhor nos jogos.

Embora assuma o gosto pelo ofício de barbeiro, João pretende concluir o Mestrado em Treino desportivo e, quem sabe, seguir a carreira de técnico. Confessa que gostou muito de uma primeira experiência que teve como treinador do escalão de formação.  

Entre os estudos de Mestrado, e o trabalho na barbearia, João Monteiro vai cumprindo o sonho de jogar futebol, uma paixão para a vida.  

Leave a Reply