Alunos do 4.º ano das escolas de Salvaterra de Magos criam mural digital “Cuidar é…”

Em Sociedade

No âmbito do Mês Internacional de Prevenção dos Maus Tratos na Infância, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Salvaterra de Magos e a Câmara Municipal têm vindo a promover diversas iniciativas durante o mês de abril, entre as quais a elaboração de um mural digital.

Esta iniciativa foi desenvolvida pela Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária (EMIC) de Salvaterra de Magos e pelos professores e alunos do 4º ano dos Agrupamentos de Escolas de Marinhais e de Salvaterra de Magos, envolvendo duas centenas de participantes, uma ação integrada nas Oficinas de Inteligência Emocional que a EMIC tem desenvolvido ao longo do ano letivo.

Atendendo a que o objetivo deste mês de abril é alertar e sensibilizar a comunidade para a prevenção dos maus tratos a crianças e jovens, a conceção do mural digital assentou sobre uma perspetiva positiva e de prevenção, com a temática “Cuidar é…”, solicitando-se aos alunos que completassem a frase. Cuidar é dar atenção positiva, prestar cuidados, educar e brincar.

É também implementar regras e rotinas, estabelecer limites e saber dizer “não”. Prevenir os maus tratos é cuidar e é uma responsabilidade coletiva, cabendo a todos nós ter um papel ativo na sociedade como agentes de Proteção e Promoção dos Direitos da Criança.

Leave a Reply