Município de Santarém associa-se ao Mês da prevenção dos maus tratos na Infância

Em Sociedade

O edifício dos Paços do Concelho de Santarém está iluminado de azul, para dar visibilidade à campanha do Laço Azul, ação a que o Município se associa e que integra o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância.

Esta iniciativa tem como principais objetivos promover os direitos das crianças, as relações de proximidade, de afeto e uma parentalidade positiva entre pais e filhos, para além de pretender sensibilizar a comunidade em geral para a importância da prevenção dos maus tratos na infância e juventude.

A Campanha do Laço Azul teve início no estado da Virgínia, nos Estados Unidos da América, em 1989, quando Bonnie W. Finney amarrou uma fita azul à antena do seu carro, como forma de dar a conhecer à comunidade a trágica história de maus-tratos que a sua neta de 16 meses sofreu.

Para esta avó, o azul representava a cor das lesões provocadas nos seus netos.

Esta campanha expandiu-se e, atualmente, muitos países usam as fitas azuis, durante o mês de abril, em memória das crianças que morreram ou foram alvo de qualquer forma de violência, e também como forma de apoiar as famílias e fortalecer as comunidades, nos esforços necessários para prevenir o abuso infantil e a negligência.

Leave a Reply