Abrantes assina protocolo para reabilitação das linhas de água do concelho

Em Região

O Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, esteve esta sexta-feira, dia 30 de abril, em Coimbra para assinar o protocolo de colaboração entre a Agência Portuguesa do Ambiente e vários municípios.

Com a assinatura deste protocolo, irão avançar as obras de recuperação das linhas de água, a estabilização das margens e prevenção da erosão, de forma a salvaguardar a defesa contra cheias de pessoas e bens na linha de água que vem desde Aldeia do Mato, passando por Rio de Moinhos e terminando no Rio Tejo, contemplando ainda uma intervenção também em Sentieiras.

No âmbito deste protocolo de colaboração, vão ser estabilizadas as margens com soluções técnicas de engenharia natural; reabilitadas as infraestruturas degradadas; será feita a contenção de espécies invasoras; criados espaços de inundação natural e ações de desassoreamento, entre outros trabalhos de intervenção de forma a prevenir as cheias e consequentes estragos.

O REACT EU – Assistência de Recuperação para a Coesão e os Territórios da Europa é um instrumento financeiro que vai disponibilizar 50 milhões de euros para a reabilitação de rede hidrográfica e os trabalhos terão de estar concluídos até 31 de dezembro de 2023.

Para Manuel Jorge Valamatos “este protocolo vem permitir realizar intervenções sustentadas nas nossas linhas de água de forma a resolver os problemas das cheias e da destruição que provocam”.

Recorde-se que foi recentemente aprovada em Reunião de Câmara a adjudicação do projeto de intervenção/recuperação destas linhas de água, no valor de 75.000,00€.

Leave a Reply