Kevin Santos, aluno da Escola de Desporto de Rio Maior luta pela qualificação para os Jogos Olímpicos

Em Desporto

Kevin Santos, o praticante de canoagem, que vive em Atouguia da Baleia, conquistou o Campeonato Nacional Universitário da Federação Académica do Desporto Universitário em Canoagem – K1 200m, no dia 25 de abril. É aluno na Escola Superior de Desporto de Rio Maior, do Politécnico de Santarém, na Licenciatura de Treino Desportivo.

Os três dias de competição foram para Kevin Santos “dias de muita emoção”, que com a vitória também trouxeram reconhecimento pelo seu trabalho diário. Kevin sentiu-se confiante, mas consciente de que não podia cometer erros, visto que os adversários eram fortes e um deles medalhado no europeu em 2019.

No dia 23 de abril venceu a seletiva nacional em K1-200m e agora vai lutar por um lugar olímpico na prova de qualificação europeia, nos dias 12 e 13 de maio, em Szeged, na Hungria, onde também decorrerá a Taça do Mundo nos dias 14 e 15 de maio.

A 24 de abril, estreou-se a competir com a camisola do Kayak Clube Castores do Arade, tendo vencido a Taça de Portugal, também em K1-200m.

Kevin Santos, que pratica a modalidade desde os nove anos, admitiu que os jogos olímpicos estão no seu horizonte, dizendo a propósito que “O sonho olímpico é o grande combustível de todos os atletas ligados à alta competição”. Explicou ainda que está a preparar a prova de apuramento olímpico, pois sabe que “o nível dos atletas é altíssimo”, lembrando que vão existir campeões de Europa e medalhados mundiais a lutar pelo apuramento. Porém promete dar luta, dizendo que irá “trabalhar duro”, mantendo os pés na terra, mas sabendo que “há uma chance de conseguir”, e decidido declarou, “enquanto houver essa possibilidade vou lutar por isso”.

Tem sido um pouco difícil conjugar os treinos com os estudos, mas com força de vontade tem conseguido, comentando “quando queremos conseguimos arranjar forma de manter as duas atividades minimamente”. Reconhece que não consegue ser o aluno que gostaria de ser, nem ter o aproveitamento que quer, mas tem contado com a ajuda de alguns professores da Escola Superior de Desporto de Rio Maior que compreendem e valorizam a sua situação, conseguindo assim “acompanhar os conteúdos e ter sucesso nessas disciplinas”.

Leave a Reply