Indústria de canábis para fins terapêuticos instala-se em Mação

Em Empresas

Teve lugar nesta segunda-feira, 10 de maio, o lançamento da primeira pedra da empresa de cultivo de canábis Greatsoul – Pharma Portugal, Unipessoal, Lda, na Zona Industrial de Ortiga, Concelho de Mação.

Num primeiro momento decorreu uma apresentação do projeto ao presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela, e ao presidente da Junta de Freguesia de Ortiga, Rui Dias.

Foi depois feito o lançamento simbólico da primeira pedra por Vasco Estrela e por Jaime Gil-Robles, CEO da GreatSoul Pharma Portugal, momento que assinala o arranque das obras de construção do equipamento, que se situará na Zona Industrial de Ortiga.

A ação da empresa assenta no cultivo, armazenamento, produção, manipulação ou transformação, importação, exportação, trânsito e expedição, da espécie vegetal canábis e seus derivados para fins medicinais.

Prevê-se que a primeira fase da implementação da empresa esteja pronta em 6 meses.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Mação este é um momento importante para o Concelho de Mação, referindo que “o dinheiro dos senhores empresários é deles e eles é que decidem onde investir, a nós, Autarcas, cabe-nos criar as condições para que os projetos sejam possíveis, numa linha diplomática. E nesse campo tivemos, e é salutar que tenhamos, vários parceiros que nos ajudem a criar essas condições, como o foi a Junta de Freguesia de Ortiga tendo que sublinhar, ainda, o acompanhamento do Gabinete Técnico da Câmara Municipal de Mação e do Gabinete de Advogados que assessorou a empresa”.

Vasco Estrela referiu ser “efetivamente um dia importante para Mação e sublinhou a importância destes investimentos para o desenvolvimento do Concelho realçando que é bom virar a página dos fatalismos que acontecem e trabalhar para que se concretizem projetos que se traduzem em postos de trabalho e desenvolvimento económico para o nosso Concelho”

.Já Jaime Gil-Robles referiu que a escolha incidiu em Mação por dois motivos, por um lado a situação geográfica perfeita para o que pretendem e, depois, o acolhimento que tiveram pela Câmara Municipal de Mação.

Refira-se que esta é uma das três empresas que se irão instalar, para já, no Município de Mação sendo que a Câmara já cedeu terreno para um outro projeto nesta área.

Leave a Reply