Município de Rio Maior apresenta Estratégia para o Desenvolvimento Económico

Em Região

A Câmara Municipal de Rio Maior apresentou, esta sexta-feira, no Cineteatro de Rio Maior, a Estratégia para o Desenvolvimento Rio Maior 2030. Estão assim lançadas as linhas mestras da estratégia camarária, para a próxima década, para a captação de investimento, para a promoção da prosperidade económica e social e para a dinamização e reconhecimento do município a nível nacional e internacional.

A estratégia engloba projetos como a modernização do parque industrial, a promoção do turismo de aventura e turismo industrial, medidas para reforçar a qualidade de vida dos munícipes, e ainda a ambição de se tornar na primeira Smart Sport City do país, incentivando os riomaiorenses à prática desportiva, através de sistemas de monitorização que respeitam a privacidade e segurança dos cidadãos.

A Estratégia para o Desenvolvimento Económico de Rio Maior é o resultado de uma ação conjunta entre a Câmara Municipal e as forças vivas do Concelho, em quatro setores distintos: Indústria e Serviços; Ação Social, Saúde, Educação e Cultura; Turismo e Desporto.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, João Lopes Candoso, fez a primeira intervenção do evento e sublinhou que “numa altura de transição entre quadros comunitários, o documento apresentado é fundamental para o futuro de Rio Maior”.

Perante uma plateia organizada segundo as regras sanitárias exigidas pela Direção Geral de Saúde, o presidente da Câmara de Rio Maior, Filipe Santana Dias, afirmou que a estratégia apresentada “vai muito para além daquela que seria a minha visão isolada, ou de qualquer outro ator político, para o futuro do Concelho. É essencialmente o resultado da visão e dos contributos da sociedade civil riomaiorense, de todos aqueles que vivem e respiram Rio Maior”. 

“Rio Maior é hoje um concelho em desenvolvimento. A Câmara Municipal quer continuar a implementar medidas e ações que visem potenciar o que de melhor temos, conquistando novas áreas de atratividade e criação de riqueza, mantendo a qualidade de vida reconhecida por todos os que aqui vivem, trabalham e nos visitam”, concluiu o autarca de Rio Maior, no discurso de encerramento do evento.

A apresentação da Estratégia para o Desenvolvimento Económico contou com um testemunho enviado pelo Secretário de Estado Adjunto da Economia, João Neves.

“É com muita expectativa que vejo a concretização da Estratégia de Rio Maior, uma estratégia articulada que visa precisamente encontrar condições de contexto e de acessibilidade ao investimento empresarial.  Esse é o caminho que podemos fazer para construir um Portugal mais forte e mais competitivo”, declarou João Neves.

Etelvina Nabais, Chefe de Departamento do Centro Empresarial do Sul do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, elogiou a Estratégia apresentada, declarando que “o documento revela ambição e é uma alavanca para a criação de riqueza e valor acrescentado para o Concelho e para a Região.”

António Campos, Presidente da Comissão Executiva da NERSANT– Associação Empresarial da Região de Santarém, relembrou que o Município de Rio Maior “tem uma estrutura empresarial muito interessante. É o quarto maior exportador da Lezíria do Tejo, exportando 90 milhões de euros por ano”. 

Por forma a chegar a um maior número de pessoas, a sessão de apresentação da Estratégia teve transmissão por streaming nas redes sociais do Município.

A Estratégia para o Desenvolvimento Económico Rio Maior 2030 pode ser consultada aqui.

Leave a Reply