Vítor Catarino apresenta este sábado o livro “Rua da Ladeira – Memórias de um caspito”

Em Ribatejo Cool

A apresentação do livro “Rua Da Ladeira – Beira Baixa – Mação” – Memórias de um Caspito, de Vítor Catarino,terá lugar este sábado, 15 de maio, no Auditório do CC Elvino Pereira, em Mação, às 16h00.

Trata-se de um livro de memórias de um “caspito” que nasceu na Rua da Ladeira em 1945. O prefácio refere que “este livro parte sempre da Rua da Ladeira e depois percorre as ruas, as casas, as pessoas, os comércios, o progresso que muito marcou Mação nos anos 50. São capítulos que se complementam e suplementam e que acrescentam sempre tanto uns aos outros e que, no fim, nos deixam vincada na nossa própria memória, a imagem de um Mação anterior à maioria de nós”.

Para Vítor Catarino “se estas minhas memórias, em palavreado informal, servirem de alegres recordações aos mais velhos e de conhecimento aos mais novos, sobre um passado recente, mantendo o elo de ligação entre gerações, é para mim um conforto gratificante“.

Este livro tem uma segunda parte dedicada a José Serrano Neto, poeta de Mação, que faleceu em 1934, tio que Vítor Catarino não conheceu, irmão de sua mãe.

José Serrano Neto apelidado à altura como “O Grande Poeta de Mação” morreu novo e teve como último pedido à sua esposa que a sua obra fosse com ele. E assim foi, romantismos da época. Salvaram-se alguns que foram publicados e outros que escreveu, já doente, em Mação, em casa de sua mãe e que são, agora, publicados em livro.

Na sessão de apresentação do livro, Maria João Serras fará uma Interpretação de alguns poemas de Serrano Neto.

Parte da receita deste livro reverte para a Sociedade Filarmónica União Maçaense por quem o autor nutre grande estima, à luz das memórias que a Banda de Mação lhe deu na sua infância.

O livro teve o apoio da Câmara Municipal de Mação na sua edição, integrando a “Coleção Memórias”.

Leave a Reply